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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2013.tde-16102023-161347
Documento
Autor
Nombre completo
Marcia Aparecida Ortegosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Machado, Irene de Araujo (Presidente)
Canizal, Eduardo Penuela
Ferraraz, Rogério
Mendes, Eduardo Simões dos Santos
Ruiz, Adilson José
Título en portugués
Poética da Audiovisualidade: a rítmica na construção das imagens sonoro-visuais
Palabras clave en portugués
audiovisualidade
montagem
ritmo
semiose
tensão
Resumen en portugués
A presente tese tem como objeto de estudo a audiovisualidade, a partir de uma reflexão analítica sobre a montagem e o ritmo em um determinado corpus fílmico. Tomou-se como ponto de partida a hipótese de que o fenômeno da audiovisualidade estabelece-se como a dinâmica resultante da organização nas linguagens visuais e sonoras do sistema audiovisual, no processo de semiose. O corpus e constituído de filmes - experimentos audiovisuais - que, na montagem e no ritmo, criam relações altamente tensivas no fluxo do movimento, geradoras de instabilidade. Desse modo, tais filmes instauram um campo de forças sonoro-visual, nas relações de tempo e espaço, capaz de promover informação nova e alargamento da linguagem audiovisual. Trata-se dos seguintes filmes: The Garden (1990), de Derek Jarman; Naqoyqatsi (2002), de Godfrey Reggio; e One" and 103 (1992), de Henning Lohnere John Cage. Entende-se que a montagem e o ritmo estão imbricados e contribuem decididamente para que o trabalho analítico promova a construção do fenômeno da audiovisualidade, singular a cada filme. Nesse sentido, os pontos principais da análise estão centrados no processamento de relações no fluxo do movimento sonoro-visual, entre eles, o campo de forças entre som e imagem na montagem vertical, em sobreposição e simultaneidade; a disjunção da montagem pelos motivos e consequente criação de polos de atração; a ressonância dos planos/células na geometrização compositiva; a formação de um design sonoro-visual; o processamento de estruturas patéticas geradoras de arrebatamento extático; e a suspensão do fluxo tensivo do movimento, em permanente mutação e instabilidade. A análise das relações dinâmicas e dialéticas no audiovisual tem como objetivo geral compreender os modos de ordenação das linguagens sonoro-visuais no espaço-tempo, através da articulação no fluxo do movimento. Em termos perceptivos, a análise do ritmo em estruturas altamente tensivas, nos filmes de Jarman, Reggio e Lohner e Cage, incide num estado de suspensão constante ou em momentos culminantes, dramáticos, capazes de promover o arrebatamento. A fundamentação teórica da tese buscou alicerces, principalmente, nas formulações sobre montagem e ritmo do cineasta e teórico Sergei Eisenstein, que construiu bases para as atuais reflexões do audiovisual. A importância central de Eisenstein decorre de seu paralelismo com o universo acústico e musical na elaboração de sua teoria da montagem e seus principais conceitos, tais como: montagem vertical, ritmo, motive, atrações dominantes, contraponto, pathos e extase. Tais conceitos relacionam-se intimamente com a construção da audiovisualidade. Por sua vez, os caminhos metodológicos para o entendimento da audiovisualidade foram norteados pela percepção do comportamento sonoro-musical e imagético, tomando como pontos de partida eixos de equivalência e diferença entre ambos; pela observação e análise das sobreposições e simultaneidades nas linhas dos eventos da montagem, por meio da construção de diagramas verticais; pela análise da geometrização e design inseridos em relações sígnicas, a partir de elementos expressivos dominantes na composição e montagem; e pela análise do campo de forças no fluxo do movimento sonoro-visual, em processos de mutação, geradores de instabilidade.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
audiovisualidade
montage
rhythm
semiotics
tensive
Resumen en inglés
This thesis has as object of study the audiovisualidade, based on an analytical reflection on the montage and the rhythm in a given filmic corpus. As starting point, it was taken the hypothesis that the phenomenon of audiovisualidade is established as the dynamics stemming from the organization in the acoustic/visual languages of the audiovisual system, in the semiotics process. The corpus is movies - audiovisual experiments - that in the montage and in the rhythm create highly tensive relations in the flow of movement, which are generators of instability. This way, such movies set up a field of acoustic-visual forces in the space-time relation which are capable of yielding new information and a widening of the audiovisual language. The following movies are referred to here: The Garden (1990) of Derek Jarman; Naqoyqatsi (2002) of Godfrey Reggio; and One and 103 (1992) of Henning Lohner and John Cage. It is understood that montage and rhythm are interwoven and definitely contribute so that the analytical work may promote the construction of the audiovisualidade phenomenon, which is unique in each moving picture. In this respect, the main points of the analysis are centered on the processing of relations in the flow of the acousticvisual movement, among which are: the force field between sound and image at vertical montage, both in overlapping and simultaneousness; the disjunction of the montage by the motives and the consequent creation of magnetic attraction; the resonance of planes/cells in compositional geometrizing; the formation of an acoustic-visual design; the processing of pathetic structures, i.e., generators of ecstatic-grabbing rapture; and the cessation of the tensive flow of movement, under permanent mutation and instability. The analysis of audiovisual relations, as far as dynamics and dialectics are concerned, has as general scope to understand the modes of putting in order the audiovisual languages in space-time, by the articulation in the flow of movement. From a perception standpoint, the analysis of the rhythm in highly tensive structures, as in Jarman's, Reggio's and Lohmer and Cage's pictures, occurs amidst a state of constant suspense or in culminating, dramatic moments, likely to lead to ecstasy. The theoretical fundamentals of the thesis looked for grounds, mainly, in the formulations on montage and rhythm of Sergei Eisenstein, movie maker and theorist, who constructed the basis to the current reflections on the audiovisual issue. Eisensteins main importance in the theme stems from his parallelism with the musical/ acoustic universe in working out elaborately his theory on montage and its concepts, such as: vertical montage, rhythm, motives, dominant attractions, counterpoint, pathos and ecstasy. Such formulations, processes and rhythmical structures are intimately related with the construction of the audio-visuality. In their turn, the methodological pathways towards understanding the audiovisualidade have been guided by the perception of the acoustic-musical and magnetic behavior, having as a starting point axes of equivalence and difference between them both; by the observation and analysis of the overlappings and simultaneousness at the lines of events of montage, by means of constructing vertical diagrams; by the analysis of the geometrizing and design inserted in meaningful relations, from expressive elements that are dominant in composition and montage; and by analysis of the force field in the flow of acoustic-visual movement, in mutative processes, generators of instability.
 
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Fecha de Publicación
2023-11-01
 
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