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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2010.tde-08072010-220123
Document
Auteur
Nom complet
Janaina Visibeli Barros
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Paulino, Roseli Aparecida Figaro (Président)
Baccega, Maria Aparecida
Peruzzo, Cicília Maria Krohling
Titre en portugais
A comunicação no embate entre empresa e comunidades: análise crítica dos discursos de trabalhadores e população sobre as práticas comunicativas de responsabilidade socioambiental das organizações
Mots-clés en portugais
Comunicação
Comunicação organizacional
responsabilidade socioambiental
Trabalho
Resumé en portugais
Esta pesquisa objetiva conhecer o papel da comunicação no embate entre empresa/comunidades, observando se as práticas comunicativas de responsabilidade socioambiental empreendidas por empresas, junto a trabalhadores e comunidades, geram transformação ou manutenção do status quo e como os valores organizacionais são (re) significados fora dos muros da organização. Para tal, foi feito o estudo de caso da relação de uma empresa multinacional com seus públicos de interesse, por meio da análise de materiais públicos da corporação, disponíveis em seu site, e entrevistas com roteiros semi-estruturados junto a trabalhadores, líderes e população da cidade de Divinópolis, em Minas Gerais, onde há uma unidade da organização. A pesquisa observou que a gestão da comunicação integrada empreendida pela empresa gera resultados positivos para sua marca e estreita os laços com seus públicos, no entanto, apesar das transformações que as ações sociais e ambientais promovem, a realidade de desigualdade social e precarização do mundo do trabalho se mantém. Com base nestas considerações, observou-se que ainda são muitos os desafios, para que o profissional da comunicação exerça sua função social na mediação da relação empresa/comunidade.
Titre en anglais
The communication in the clash between business and communities: a critical analysis of discourses of workers and the public about the communicative practices of environmental responsibility of organizations
Mots-clés en anglais
Communication
Environmental responsibility
Organizational communication
Works worl
Resumé en anglais
This research intends to know the paper of the communication in the relationship between the company and the community, being observed the communicative practices of environmental responsibility undertaken by companies, close to workers and communities, generate transformation or maintenance of the status quo and as the organizational values they are meant out of the walls of the organization. For such, it was made the study of case of the relationship of a multinational company with their publics of interest, through the analysis of public materials of the corporation, available in its site, and interviews semi-structured with workers, leaders and population of the city of Divinópolis, in Minas Gerais, where there is an unit of the organization. The research observed that the administration of the integrated communication undertaken by the company generates positive results for its mark and it narrows the bows with their publics, however, in spite of the transformations that the social and environmental actions promote, the reality of social inequality and washout of the works world stays. Based in these considerations, it was still observed that are many the challenges, so that the communication professional exercises his/her social function in the mediation of the relationship company / community.
 
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Date de Publication
2010-07-22
 
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