• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2010.tde-05112010-112004
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Duarte Oliveira Venancio
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Soares, Rosana de Lima (Presidente)
Coelho, Cláudio Novaes Pinto
Gomes, Mayra Rodrigues
Título em português
Massificacao e jornalismo: retorica e linguagem no escopo da comunicacao social
Palavras-chave em português
Comunicação
Discurso Midiático
Jornalismo Colaborativo
Jornalismo Popularesco
Massificação
Resumo em português
O presente trabalho busca analisar, através de um percurso histórico-discursivo, o conceito de massificação dentro das Ciências da Comunicação. Através desse arcabouço construído, o objetivo é analisar as prováveis facetas atuais desse conceito: o jornalismo popularesco através da análise do Agora São Paulo e do Jornal da Tarde e das mídias colaborativas digitais. Usando o instrumental dos Estudos da Retórica, da Nova Retórica, da Pragmática do Texto (de Umberto Eco), da Análise do Discurso e da Argumentação Comunicacional, a dissertação busca demonstrar um novo âmbito da questão da massificação: a massa argumentativa, onde a condição massiva não é ontológica a esses membros da massa, o contraponto da elite.
Título em inglês
Massificacao e jornalismo: retorica e linguagem no escopo da comunicacao social
Palavras-chave em inglês
Collaborative Journalism
Communication
Journalism Popularesco
Massification
Media Discourse
Resumo em inglês
This study aims to examine, through historical and discursive routes, the concept of mass within the Communication Studies. Built through this framework, the goal is to analyze the probable current facets of this concept: popular journalism through analysis of Agora São Paulo and Jornal da Tarde and collaborative digital media. Using the methodological tools of the Study of Rhetoric, New Rhetoric, Pragmatics of Text (by Umberto Eco), Discourse Analysis and Communicational Argumentation, the dissertation aims to demonstrate a new connection with the question of mass: the mass based on argument, where the condition to be massive is not ontological to those members of the mass, the counterpoint of the elite.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
5391987.pdf (2.59 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.