• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-05112010-112004
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Duarte Oliveira Venancio
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Soares, Rosana de Lima (Presidente)
Coelho, Cláudio Novaes Pinto
Gomes, Mayra Rodrigues
Título en portugués
Massificacao e jornalismo: retorica e linguagem no escopo da comunicacao social
Palabras clave en portugués
Comunicação
Discurso Midiático
Jornalismo Colaborativo
Jornalismo Popularesco
Massificação
Resumen en portugués
O presente trabalho busca analisar, através de um percurso histórico-discursivo, o conceito de massificação dentro das Ciências da Comunicação. Através desse arcabouço construído, o objetivo é analisar as prováveis facetas atuais desse conceito: o jornalismo popularesco através da análise do Agora São Paulo e do Jornal da Tarde e das mídias colaborativas digitais. Usando o instrumental dos Estudos da Retórica, da Nova Retórica, da Pragmática do Texto (de Umberto Eco), da Análise do Discurso e da Argumentação Comunicacional, a dissertação busca demonstrar um novo âmbito da questão da massificação: a massa argumentativa, onde a condição massiva não é ontológica a esses membros da massa, o contraponto da elite.
Título en inglés
Massificacao e jornalismo: retorica e linguagem no escopo da comunicacao social
Palabras clave en inglés
Collaborative Journalism
Communication
Journalism Popularesco
Massification
Media Discourse
Resumen en inglés
This study aims to examine, through historical and discursive routes, the concept of mass within the Communication Studies. Built through this framework, the goal is to analyze the probable current facets of this concept: popular journalism through analysis of Agora São Paulo and Jornal da Tarde and collaborative digital media. Using the methodological tools of the Study of Rhetoric, New Rhetoric, Pragmatics of Text (by Umberto Eco), Discourse Analysis and Communicational Argumentation, the dissertation aims to demonstrate a new connection with the question of mass: the mass based on argument, where the condition to be massive is not ontological to those members of the mass, the counterpoint of the elite.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
5391987.pdf (2.59 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-11-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.