• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-29112022-114244
Documento
Autor
Nombre completo
Laudelina Leonardo Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Siqueira, Ivan Claudio Pereira (Presidente)
Ramos, Daniela Osvald
Silveira, Sergio Amadeu da
Título en portugués
Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.
Palabras clave en portugués
data brokers
educação financeira
escore de crédito
literacia de dados
literacia financeira
Resumen en portugués
A pesquisa analisa as contribuições da literacia financeira no entendimento do escore de crédito, objetivando problematizar o baixo nível de educação financeira no Brasil e suas consequências negativas para as famílias e para a economia do país. Para tanto, verifica aspectos do crédito considerando as práticas empresariais dos data brokers (Serasa, Boa Vista, SPC e Quod), assim como a opacidade dos algoritmos dos quais decorrem o escore de crédito a partir de categorizações, produto de coletas de dados em processos informacionais frequentemente desconhecidas pela população. O estudo faz um levantamento bibliográfico nacional e internacional sobre literacia financeira, abordando-o conforme sugestões conceituais históricas de information literacy (competência informacional), e analisando-o conjuntamente com resultados educacionais de exames de larga escala como o PISA e o SAEB. Trata-se de uma pesquisa exploratória online sobre o mercado de dados pessoais no contexto de intensa digitalização e de crescente uso de inteligência artificial e machine learning na automatização de processos com profundos impactos, não apenas econômicos, na sociedade. A análise coletou dados sobre dúvidas e reclamações dos consumidores nas seguintes plataformas digitais: Reclame Aqui, Consumidor.Gov e Twitter. Conclui-se o estudo com a sugestão da necessidade de programas educacionais sobre literacia financeira para a educação brasileira, para os quais são elencados conceitos, indicações e modelos.
Título en inglés
Contributions of literacy in understanding credit score.
Palabras clave en inglés
credit score
data brokers
data literacy
financial education
financial literacy
Resumen en inglés
The research analyzes the contributions of financial literacy in the understanding of credit scores, aiming to problematize the low level of financial education in Brazil and its negative consequences for families and for the country's economy. To do so, it verifies aspects of credit considering the business practices of data brokers (Serasa, Boa Vista, SPC, and Quod), as well as the opacity of the algorithms from which the credit score is derived from categorizations that are the product of data collection in informational processes often unknown by the population. The study makes a national and international bibliographic survey about financial literacy, approaching it according to historical conceptual suggestions of information literacy (informational competence), and analyzing it together with educational results of large scale exams such as PISA and SAEB. This is an exploratory online research about the personal data market in the context of intense digitalization and the growing use of artificial intelligence and machine learning in the automation of processes with profound impacts, not only economic, on society. The analysis collected data on consumer doubts and complaints on the following digital platforms: Reclame Aqui, Consumidor.Gov, and Twitter. The study concludes with the suggestion of the need for educational programs on financial literacy for Brazilian education, for which concepts, indications and models are listed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-11-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.