• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2008.tde-27042009-121512
Documento
Autor
Nombre completo
Valéria Aparecida Bari
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos (Presidente)
Cintra, Anna Maria Marques
Citelli, Adilson Odair
Gonzalez, José Antonio Moreiro
Ramos, Paulo Eduardo
Título en portugués
O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu
Palabras clave en portugués
Histórias em quadrinhos
Leitura
Letramento
Resumen en portugués
Discute a importância das histórias em quadrinhos na formação do gusto pela leitura, assim como da proficiência na compreensão das mensagens transmitidas tanto pelo código escrito como pelo visual, ou seja, dos elementos constituintes do letramento, abrindo possibilidades de inserção dos produtos da linguagem gráfica seqüencial nas práticas biblioteconômicas e pedagógicas atuais. Para o estabelecimento de analogias essenciais, a metodologia contemplou o estudo comparativo do panorama cultural brasileiro e europeu. Os resultados apontaram entre outras coisas, que as histórias em quadrinhos podem realmente ser relevantes na formação do leitor, possibilitando a familiarização, repetição, formação de hábitos e obtenção de prazer no ato de ler.
Título en inglés
O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu
Palabras clave en inglés
Comics
Literacy
Reading
Resumen en inglés
Discusses the importance of comics in the acquisitions of reading preferences, as well as in the literacy of the messages communicated both by the written and the visual codes, or rather, of the elements that concur to literacy, creating possibilities for including graphic sequential art products into the domain of library sciences and of the pedagogical practices. For establishing essential analogies, the methodology focused on the comparative study of the Brazilian and European cultural contexts. Among other things, the results confirmed that comics can really be relevant to the readers education, making possible the familiarity, repetition, habit creation and the obtention of pleasure in the act of reading.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
1937466.pdf (19.32 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-05-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.