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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2018.tde-26122018-113757
Document
Auteur
Nom complet
Thaisa Alves Dias de Jesus
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Pieruccini, Ivete (Président)
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
Sekkel, Marie Claire
Silva, Rovilson José da
Titre en portugais
Biblioteca e Educação: um estudo sobre acolhimento em dispositivos culturais para crianças
Mots-clés en portugais
Biblioacolhe
Bibliotecas
Crianças
Dispositivos de informação e cultura
Espaço transicional
Infoeducação
Resumé en portugais
Esta pesquisa trata do acolhimento de crianças em bibliotecas. A complexidade dos ambientes de informação organizada, a singularidade dos públicos infantis, a inadequação de práticas visando a recepção e iniciação de crianças em bibliotecas integram a problemática do estudo, que buscou sistematizar elementos capazes de orientar processos de acolhimento de crianças (não alfabetizadas) em dispositivos de informação e cultura. Com base no pressuposto de que a constituição de elos/vínculos com a biblioteca, compreendida como espaço transicional, é categoria essencial ao diálogo dos sujeitos com o patrimônio cultural registrado, o processo inicial de ingresso mostra-se questão primordial. O referencial teórico abarcou as noções de acolhimento em diferentes áreas de conhecimento; criança; objeto transicional, biblioteca, dispositivos, mediação cultural e a abordagem da Infoeducação. O estudo baseou-se no método qualitativo, a partir de observação participante e coleta de depoimentos de sujeitos implicados na pesquisa. O objeto empírico do estudo foi o Programa Biblioacolhe, implementado em biblioteca de um Centro Educacional Unificado (CEU) e desenvolvido em 2017, tendo em vista o atendimento de crianças da Educação Infantil. A pesquisa conclui sobre o caráter do acolhimento, como categoria essencial à construção do sentido de pertencimento dos sujeitos em relação à biblioteca, indicando tratar-se de noção ampla implicando diferentes dimensões, de ordem afetiva, cognitiva, cultural, institucional. Os resultados evidenciaram que o processo de inserção significativa e participativa dos sujeitos no dispositivo de informação e cultura é complexo, gradativo, implicando diferentes esferas mutuamente implicadas, em especial, a constituição de um quadro de atores comprometidos e de contextos preparados para a realização do processo de acolhimento.
Titre en anglais
Library and Education: a study on embracement in cultural devices for children.
Mots-clés en anglais
Biblioacolhe
Children
Embracement
Infoeducation
Information and cultural devices
Libraries
Transitional space
Resumé en anglais
This research relates children embracement in libraries, questioning the environment complexities of the organized information, the children's singularity and the inadequacy of practices that aims the reception and insertion of children in libraries. The study seeks to systematize elements capable of guiding embracement processes to non-literate children in culture and information devices. Based on the assumption that the construction of links/bonds with the library, seen as a transitional space, its an essential category to subject's dialogue with the cultural registered patrimony, the initial process of ingression its a major point. The theoretical research covers the notions of embracement in different knowledge areas: children; transitional object, library, devices, cultural mediation and the Infoeducational approach. The qualitative method was the base of the study, from participant observation and testimonies gathering of the subjects related to the research. The empirical object was the Programa Biblioacolhe, implemented on a library of a Unified Educational Center (Centro Educacional Unificado - CEU) and developed in 2017, aiming the reception of children of Child Education. The research concludes the nature of embracement as an essential category to the construct of the subject's belonging sense related to the library, indicating that it is a broad notion that implies different dimentions, of affective, cognitive and institutional orders. The results points that the process of insertion, both significative and participative, of the subjects in the informational and cultural device is complex, gradual and implies different circles mutually implicated, specially: the constitution of a board of committed subjects and contexts prepared to the achievement of the embracement process.
 
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Date de Publication
2018-12-26
 
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