• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-26082021-225536
Document
Auteur
Nom complet
Lilian Viana
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Pieruccini, Ivete (Président)
Almeida, Carlos Cândido de
Gomes, Henriette Ferreira
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
Silva, Rovilson José da
Titre en portugais
Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico
Mots-clés en portugais
Biblioteca universitária
Cultura científico-acadêmica
Educação Superior
Interculturalidade
Mediação cultural
Resumé en portugais
A presente tese trata das relações entre biblioteca universitária brasileira e a problemática da apropriação da cultura científico-acadêmica pelo estudante. Com base em abordagem educativa da biblioteca universitária, a pesquisa propõe a substituição do modelo epistêmico de difusão cultural pelo modelo da mediação cultural, compreendida como categoria articuladora dos sistemas culturais inscritos nos contextos sócio-históricos do estudante, na ordem cultural científico-acadêmica e em seu patrimônio infodocumental. A opção metodológica incluiu a) análise de discurso (AD) de representações de concepções de biblioteca universitária localizadas na literatura especializada (Biblioteconomia e Ciência da Informação); e b) pesquisa participante com estudantes ingressantes em curso de graduação. Constatou-se que, em grande medida, a biblioteca universitária é atualmente caracterizada a partir de um modelo comunicacional linear de envio de informações a um receptor, um dispositivo técnico e homogeneizante. Considera-se que a representação da biblioteca universitária enquanto lugar de conhecimento, e não para o conhecimento, a coloca como parte essencial dos processos de formação e de significação da cultura científico-acadêmica. Por fim, reivindica-se que a biblioteca universitária configure esferas de intersecção cultural, e seja constituída com vistas à (re)elaboração da experiência do estudante enquanto sujeito do conhecimento, contribuindo para a garantia do direito inato à ciência e cultura.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Academic library
Cultural mediation
Higher education
Interculturality
Scientific-academic culture
Resumé en anglais
It deals with the relations between academic library and the problem of the affirmative relation with the scientific-academic culture by the student, in Brazil. Based on the educational approach of the academic library, the research proposes the redefinition of the epistemic model of cultural diffusion that guides conceptions of this device, with a view to that of cultural mediation, understood as an articulating category between different cultural systems - inscribed in the student's socio-historical contexts and in the scientific-academic culture with its infodocumental heritage, respectively. The study applies Discourse Analysis of representations of academic library concepts in Brazilian specialized literature (Information Science and Librarianship) and also participatory research with undergraduate students. As a result, to a large extent, it was found that the academic library is characterized from a linear communicational framework of sending information to a receiver, as a technical and homogenizing device. Besides, the representation of the university library as a place of knowledge - distinct from the idea of a place for knowledge - sets it as a category of the processes of formation and meaning of scientific-academic culture. It is claimed that the academic library constitutes spheres of cultural intersection, developed in order to (re)elaborating the student's experience as a person of knowledge, contributing to the guarantee of his innate right to science and culture.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-08-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.