• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Corts Mendes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Lara, Marilda Lopes Ginez de (Presidente)
Bufrem, Leilah Santiago
Gomes, Henriette Ferreira
Gracioso, Luciana de Souza
Kobashi, Nair Yumiko
Smit, Johanna Wilhelmina
Título em português
Em busca da sistematização do corpo teórico-conceitual da Ciência da Informação: uma abordagem hermenêutica
Palavras-chave em português
Epistemologia da Ciência da Informação
Fundamentos da Ciência da Informação
Hermenêutica
Resumo em português
A pesquisa consiste no levantamento de elementos teórico-conceituais de cunho geral que sirvam de base para a sistematização futura de uma metateoria hermenêutica da Ciência da Informação. Desenvolveu-se a investigação através de levantamento, revisão e análise das literaturas da Ciência da Informação e da hermenêutica. A pesquisa partiu da identificação de que, sob uma perspectiva hermenêutica, os pontos centrais ao redor dos quais se estrutura a Ciência da Informação são o indivíduo que busca informação e dela faz uso e o registro de informação capaz de informar. A partir dessa constatação, levantaram-se elementos teóricoconceituais de cunho geral referentes ao comportamento informacional e ao armazenamento, organização e recuperação de documentos sob a ótica hermenêutica. Conclui-se que os fundamentos da hermenêutica perpassam toda a Ciência da Informação, servindo assim de base para a sistematização do corpo teórico-conceitual do paradigma hermenêutico da disciplina, e que o levantamento realizado se configura como um delineamento inicial para o desenvolvimento de uma metateoria hermenêutica da Ciência da Informação.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Epistemology of Information Science
Foundations of Information Science
Hermeneutics
Resumo em inglês
The research consists in raising theoretical and conceptual elements of a general nature that serve as the basis for a future systematisation of a hermeneutical metatheory of Information Science. The investigation was developed through bibliographic survey, revision and analysis of the literatures of Information Science and hermeneutics. The research departed from the identification that, from a hermeneutical perspective, the central points around which Information Science is structured are the individual that searches and uses information, and the information record capable of informing. This finding led to the raising of theoretical and conceptual elements of a general nature regarding information behaviour and document storage, organisation and retrieval from a hermeneutical point of view. It is concluded that the foundations of hermeneutics permeate the entirety of Information Science, thus serving as the basis for a systematisation of the theoretical and conceptual body of the hermeneutical paradigm of the discipline. It is also concluded that the results achieved configure an initial delineation of a hermeneutical metatheory of Information Science.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-07-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.