• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-23092022-151623
Documento
Autor
Nombre completo
Pedro Vidal Diaz
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Crippa, Giulia (Presidente)
Araujo, Andre Vieira de Freitas
Barbosa, Priscila Faulhaber
Guimaraens, Dinah Tereza Papi de
Pimenta, Ricardo Medeiros
Siqueira, Ivan Claudio Pereira
Título en portugués
Arquivos críticos experimentais: modulação, neodocumentalismo e decolonialidade
Palabras clave en portugués
arte de arquivo
capitalismo informacional
competência crítica
interculturalidade
literacia em informação
Resumen en portugués
A pesquisa busca investigar a linha da apropriação social da informação a partir da experimentação, da criação e da crítica informacional contemporânea com arquivos em projetos sociais de tecnologia e arte audiovisual. O desenvolvimento, através de interfaces e dispositivos experimentais da organização e apropriação do conhecimento, produz diversas e múltiplas competências educativas e críticas da informação e mídia. Novas literacias que abarquem experimentações artísticas podem fornecer abordagens sensíveis e criativas para uma pedagogia crítica de arquivos e interfaces culturais e científicas, pessoais e sociais em pluralismos lógicos e epistemológicos. A abordagem neodocumental evidencia a dinâmica de regimes de informação paradoxais entre classificação e ficção, conceituando posteriormente tanto uma desinformação estratégica como o desenvolvimento emergente de uma ética intercultural. Ao buscar fornecer propostas para análises de dinâmicas modulares de arquivos na mídia contemporânea, almeja-se o debate decolonial dentro da geopolítica dos saberes e poderes. Traçando contribuições regionais e históricas para o desenvolvimento de metodologias interculturais, cartográficas e audiovisuais, busca-se fortalecer o debate conceitual sobre a competência crítica em informação e mídia no campo da Ciência da Informação na América Latina.
Título en inglés
Experimental Critical Archives: Modulation, neodocumentalism and decoloniality.
Palabras clave en inglés
archival art
critical literacy
information and media literacy
informational capitalism
intercultural ethics
Resumen en inglés
The research seeks the line of social appropriation of information from experimentation, creation and contemporary informational criticism with archives in social projects of technology and audiovisual art. The development of interfaces and devices for the organization and experimentation of knowledge, production of information resources, means of communication and means of communication and criticism. New literacies that embrace artistic experimentation can provide creative and creative approaches to a critical pedagogy of cultural and scientific, personal and social archives and interfaces in logical and epistemological pluralisms. The neodocumental approach highlights the dynamics of the paradoxical information regimes between classification and fiction conceptualizing both a strategic disinformation and the emerging development of an intercultural ethics. By seeking to propose proposals for the study of modular dynamics of contemporary archives, the aim is to decolonial debate within the geopolitics of knowledge and media. Tracing regional and historical contributions to the development of intercultural, cartographic and audiovisual methodologies, it seeks to strengthen the conceptual debate on critical competence in information and media in the field of Information Science in Latin America.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-09-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.