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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2007.tde-23072009-161746
Documento
Autor
Nome completo
Maria Silvia Pires Oberg
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Perrotti, Edmir (Presidente)
Cintra, Anna Maria Marques
Cunha, Maria Antonieta Antunes
Dias, Marina Celia Moraes
Mortatti, Maria do Rosário Longo
Título em português
Informação e significação: a fruição literária em questão
Palavras-chave em português
Apropriação de informação
Conhecimento
Cultura
Educação
Informação estética
Leitor literário
Leitura literária
Literatura
Mediação
Significação
Resumo em português
Este trabalho é uma reflexão sobre os processos de significação da informação nas chamadas Sociedades do Conhecimento, realizada a partir do estudo da fruição literária, compreendida como ato de significação singular que envolve, ao mesmo tempo, complexos aspectos cognitivos, de natureza intelectual, psicológica, afetiva, sensorial, cultural, imaginativa, entre outras. O estudo analisa três narrativas ficcionais contemporâneas que contêm representações da leitura e da fruição literária, refletindo sobre as especificidades e demandas de tal modo de significação, seja nos processos de recepção, seja nos de mediação sociocultural. O estudo conclui que a fruição literária é um modo de produção de sentidos ativo e afirmativo, que se constitui na relação dinâmica e constante entre leitor, texto e mediações socioculturais. Em decorrência, os modos de tratamento e de mediação da informação estética, ao contrário do que vem ocorrendo com freqüência em nosso mundo, não podem deixar de considerar a especificidade da matéria com que lidam, já que, sem tal procedimento, modos especiais de significação essenciais à produção de sentidos, à construção da cultura e dos sujeitos culturais, encontrar-se-ão sob sérios riscos na contemporaneidade.
Título em inglês
Informação e significação: a fruição literária em questão
Palavras-chave em inglês
Aesthetics information
Culture
Education
Information acquirement
Knowledge
Literary reader
Literary reading
Literature
Mediation
Signification
Resumo em inglês
This paper presents a research on the signification processes related to information in Knowledge Society that has been made from a study on literary fruition, understood as a singular act of signification involving complex cognitive aspects intellectual, psychological, affective, sensorial, cultural, imaginative, among many others. This work analyses three fictional narratives which represent literary reading and fruition considering its specific characteristics and demands in reception as much as in social cultural mediation processes. This study concludes that literary fruition is an active and an affirmative way of production of signification, constructed in the constant and dynamic relation among readers, texts and social cultural mediations. Due to these characteristics, differently from what often happens on the contemporaneousness, the ways to treat and to mediate aesthetics information cannot ignore the specific subject of this production. Without this recognition, special acts of meaning which are essential to the production of signification and to the culture, will be at serious risk in the current world.
 
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1368444.pdf (1.80 Mbytes)
Data de Publicação
2009-09-03
 
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