• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-20092022-154930
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Aparecida da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Siqueira, Ivan Claudio Pereira (Président)
Hilário, Rosangela Aparecida
Jeffrey, Debora Cristina
Paletta, Francisco Carlos
Titre en portugais
TIC e Competências em Informação: um estudo da educação de jovens e adultos no Ensino Fundamental no município de São Paulo
Mots-clés en portugais
Competências Informacionais
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Resumé en portugais
Esta pesquisa, utilizando-se de estudos documentais e bibliográficos, tem como objetivo identificar através de documentos, artigos, revistas científicas, livros, teses e dissertações quais são as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e metodologias de competências em informação previstas para utilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de São Paulo. A pesquisa também se propõe a apontar diálogos a respeito do histórico da EJA, o processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos na cidade de São Paulo no tocante a TIC e o desenvolvimento de competências, conforme prevê a Base Nacional Curricular (BNCC) e outras legislações pertinentes, considerando o uso das tecnologias para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo do alunado enquanto cidadãos e cidadãs. A partir do material pesquisado apresentam-se os resultados que ponderam sobre a utilização de TIC na EJA e perspectivas para a educação técnica e profissional para a cidade de São Paulo.
Titre en anglais
ICT and Information Literacy: a study of Youth and Adult education in elementary school in São Paulo.
Mots-clés en anglais
Information and Communication Technologies (ICT)
Information Literacy
Youth and Adult Education (EJA)
Resumé en anglais
This research using documentary and bibliographic studies to identify through documents, articles, scientific journals, books, theses and dissertations which are the Information and Communication Technologies (ICT) and methodologies of information literacy planned for use in Youth and Adult Education (EJA) in the city of São Paulo. The research also proposes a dialogue point about the development of the teaching and learning process of young people and adults in this city in connection with ICT and the development of skills, as provided for in the National Curriculum Base (BNCC) and other relevant legislation, considering the use of technologies for the development of autonomy and construction of students as citizens. Based on the researched material, the results that ponder on the use of ICT in EJA and perspectives for technical and professional education for the city of São Paulo.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.