• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-20092022-154930
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Aparecida da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Siqueira, Ivan Claudio Pereira (Presidente)
Hilário, Rosangela Aparecida
Jeffrey, Debora Cristina
Paletta, Francisco Carlos
Título em português
TIC e Competências em Informação: um estudo da educação de jovens e adultos no Ensino Fundamental no município de São Paulo
Palavras-chave em português
Competências Informacionais
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Resumo em português
Esta pesquisa, utilizando-se de estudos documentais e bibliográficos, tem como objetivo identificar através de documentos, artigos, revistas científicas, livros, teses e dissertações quais são as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e metodologias de competências em informação previstas para utilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de São Paulo. A pesquisa também se propõe a apontar diálogos a respeito do histórico da EJA, o processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos na cidade de São Paulo no tocante a TIC e o desenvolvimento de competências, conforme prevê a Base Nacional Curricular (BNCC) e outras legislações pertinentes, considerando o uso das tecnologias para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo do alunado enquanto cidadãos e cidadãs. A partir do material pesquisado apresentam-se os resultados que ponderam sobre a utilização de TIC na EJA e perspectivas para a educação técnica e profissional para a cidade de São Paulo.
Título em inglês
ICT and Information Literacy: a study of Youth and Adult education in elementary school in São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Information and Communication Technologies (ICT)
Information Literacy
Youth and Adult Education (EJA)
Resumo em inglês
This research using documentary and bibliographic studies to identify through documents, articles, scientific journals, books, theses and dissertations which are the Information and Communication Technologies (ICT) and methodologies of information literacy planned for use in Youth and Adult Education (EJA) in the city of São Paulo. The research also proposes a dialogue point about the development of the teaching and learning process of young people and adults in this city in connection with ICT and the development of skills, as provided for in the National Curriculum Base (BNCC) and other relevant legislation, considering the use of technologies for the development of autonomy and construction of students as citizens. Based on the researched material, the results that ponder on the use of ICT in EJA and perspectives for technical and professional education for the city of São Paulo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-09-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.