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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-18082021-082314
Documento
Autor
Nome completo
Carina Kotani Shimizu
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Marco Antonio de (Presidente)
Crippa, Giulia
Martins, Dalton Lopes
Martins, Luciana Conrado
Título em português
Mediação informacional e cultural em museus e exposições: reflexões sobre teoria e prática pela visão dos profissionais de mediação
Palavras-chave em português
Apropriação social da informação
Mediação Cultural
Mediação informacional
Museus e exposições
Redes de Educadores em Museus
Resumo em português
A pesquisa busca levantar e analisar percepções, estratégias e práticas de mediação informacional e cultural realizadas em museus e exposições pela visão de profissionais/técnicos, principalmente de integrantes das Redes de Educadores em Museus, de modo a verificar como se tem colocado em prática as reflexões e os princípios de mediação em busca de ampliar a participação e acesso de diferentes públicos a estes espaços. A pesquisa contou com revisão bibliográfica acerca dos campos dos Estudos Culturais, da Sociologia da Cultura, das Ciências da Informação e da Museologia, seguida por coleta de dados quantitativos com questionário on-line e qualitativos, mediante entrevistas em profundidade via roteiros semiestruturados com profissionais e técnicos de mediação em museus e exposições. Para tal, discorre sobre o conceito de mediação informacional e cultural, bem como a respeito de aspectos ligados a paradigmas da cultura, à democratização do acesso, à sociomuseologia, à curadoria, aos públicos e aos dispositivos e tecnologias digitais. Na visão dos profissionais de mediação/educativo, entende-se que a mediação informacional e cultural ocupa papel relevante para diminuir e reverter desigualdades de acesso, mas as ações ainda não têm repercutido em mudanças efetivas no perfil do público dos museus e em acesso a segmentos historicamente menos presentes. A atuação dos profissionais/técnicos da área tem provocado mudanças graduais na forma como lidam com a diversidade de representações e a busca por ampliação da participação de novos grupos sociais. Notou-se que o processo de escuta dos visitantes ainda não é colocado em prática; a diversidade e representatividade ainda não permeiam os museus e exposições e tal aspecto é atualmente abrangido, em particular, por exposições temáticas e programações complementares, na linha do experimental e do pontual. Dessa forma, ainda não regem a prática e isso é reconhecido pelos profissionais, assim como fatores que limitam os avanços nesse sentido. O cenário de dificuldades estruturais em termos de investimento, de políticas públicas, de formação dos profissionais e de composição de equipes é abarcado.
Título em inglês
Informational and cultural mediation in museums and exhibitions: reflections on theory and practice from mediation professionals' viewpoint
Palavras-chave em inglês
Cultural Mediation
Informational Mediation
Museums ad exhibitions
Network of Educators in Museums
Social appropriation of information
Resumo em inglês
The research seeks to gather and analyze perceptions, strategies and practices of informational and cultural mediation that are carried out in museums and exhibitions from the viewpoint of professionals/technicians, especially the members of the Network of Educators in Museums, as to verify how reflections and principles of mediation have been put into practice in the pursuit of expanding different audiences' participation and access to these spaces. The research includes a bibliographic review of Cultural Studies, Sociology of Culture, Information Sciences and Museology, followed by a collection of quantitative data with an online questionnaire and qualitative data through in-depth interviews, via semi-structured scripts with mediation professionals and technicians in museums and exhibitions. To this end, it discusses the concept of informational and cultural mediation, as well as aspects related to cultural paradigms, democratization of access, Sociomuseology, curatorship, audiences and digital devices and technologies. In the mediation/education professionals' view, it is understood that informational and cultural mediation play a relevant role in reducing and reversing inequalities in access, nevertheless the actions have not yet led to an impact on effective changes in museums' audience profile and in access to segments that have been historically less present. The professionals/technicians' performance in the area has produced gradual changes in the way they deal with the diversity of representations and the search for expanding the participation of new social groups. It was observed that the process of listening to visitors has not yet been applied in practice; diversity and representation do not yet permeate museums and exhibitions and such aspects are currently covered, in particular, by complementary thematic exhibitions and events, in the experimental and punctual arena. Therefore, they still do not govern the practice, a fact that is well recognized by professionals, as well as the factors that limit advances in this regard. The scenario of structural difficulties in terms of investments, public policies, professional training, and team composition is likewise discussed.
 
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Data de Publicação
2021-08-20
 
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