• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-17032017-165057
Documento
Autor
Nome completo
Robson de Andrade Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Siqueira, Ivan Claudio Pereira (Presidente)
Dodebei, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos
Lara, Arthur Hunold
Lima, Vânia Mara Alves
 
Título em português
Memória e oralidade de artistas de rua em São Paulo: uma proposta de tratamento documentário
Palavras-chave em português
Artes de rua
Documentação
Memória
Tecnologias digitais
Resumo em português
A partir da fundamentação da documentação e dos recursos de história oral esta pesquisa apresenta uma proposta de método documentário para artes performáticas de rua. Cinco artistas atuantes na cidade de São Paulo foram selecionados para documentarem suas memórias sobre o tema de artes de rua, e tiveram sua execução artística gravada no formato audiovisual. O método consiste em três etapas qualitativas de captação e tratamento documentário utilizando-se das tecnologias digitais, a saber, a pré-entrevista gravada em áudio, o registro da atuação in loco dos artistas na rua e finalmente uma entrevista roteirizada pelas etapas anteriores gravada em vídeo em um estúdio. O referencial teórico baseia-se nos estudos de memória de Ecléa Bosi e no conceito de Hibridização Cultural de Nestor Garcia Canclini. Concluímos a importância da memória dos artistas para a história das cidades, como também constatamos os desafios conceituais e práticos enfrentados ao se pensar a documentação de artistas de rua na contemporaneidade.
 
Título em inglês
Memory and orality of street performers (buskers) in São Paulo: a proposal for a documentary treatment.
Palavras-chave em inglês
Busking
Digital tecnologies
Documentation
Memory
Street art performance
Resumo em inglês
From the basis of documentation and oral history resources this research proposes a documentary method for performing arts street. Five artists working in the city of São Paulo were selected to document their memories about street art theme, and had their artistic performance recorded in audiovisual format. The method consists of three qualitative steps capture and documentary treatment using digital technology, namely the recorded pre-audio interview, the record of action in place of artists in the street and finally an interview scripted by the previous steps recorded in video in a studio. The theoretical framework is based on Ecléa Bosi memory studies and the concept of Cultural Hybridization Néstor García Canclini. We conclude the importance of memory of artists to the history of cities, but also found the conceptual challenges and faced practical when considering the documentation of street performers in contemporary times.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ROBSONGONCALVES.pdf (1.26 Mbytes)
Data de Publicação
2017-03-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.