• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-14042023-113109
Documento
Autor
Nome completo
Fábio Orsi Meschini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Francelin, Marivalde Moacir (Presidente)
Araújo, Paula Carina de
Pinho, Fábio Assis
Pinto, Adilson Luiz
Santos, Cibele Araujo Camargo Marques dos
Título em português
Aportes epistemológicos da Organização do Conhecimento em um contexto Big data: contribuições para uma sociedade algorítmica.
Palavras-chave em português
Big data
Ciência da Informação
Ética
Organização do Conhecimento
Questões sociais
Sociedade algorítmica
Resumo em português
A compreensão da importância da Ciência da Informação está relacionada com a realização de estudos que possam dialogar com os problemas vivenciados pelas pessoas em seu cotidiano, como o contexto Big data e suas questões de privacidade, acesso e utilização dos dados. Os estudos epistemológicos e metodológicos da área representam um dos caminhos para a consecução de diretrizes organizativas que atuem no contexto do Big data sob uma perspectiva social. Partindo destas premissas, objetivou-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica com a colaboração de estudos metateóricos e bibliométricos, compreender como os aportes epistemológicos da Organização do Conhecimento contribuem para as questões vivenciadas em uma sociedade baseada em algoritmos. E mais especificamente, almejou-se analisar os aportes epistemológicos propiciados pela Organização do Conhecimento aos elementos presentes na sociedade algorítmica; contextualizar o fenômeno Big data e seus impactos na ciência; investigar sob quais formas a Organização do Conhecimento compreende e desenvolve as temáticas relacionadas ao Big data e propiciar reflexões sobre o papel crítico e social da Organização do Conhecimento nas práticas envolvendo o contexto do Big data. Como resultados gerais, destaca-se a criação de contextos para ampliar a compreensão sobre a literatura envolvendo Organização do Conhecimento e Big data, sendo que o Contexto Tecnológico apresenta o maior número de trabalhos (35%), na sequência, com 27%, tem-se o Contexto Acadêmico, já o Contexto Social-epistêmico-metodológico apresenta-se com 23% e por último, com 15%, apresenta-se o Contexto Empresarial. Quanto às principais influências teóricas são destacadas as seguintes autorias: Hjørland; Soergel; Borgman; Sun; Berners-Lee e Ibekwe-Sanjuan. Já as principais características metateóricas dos contextos elencados nesta pesquisa apresentam o seguinte cenário: tem-se 15 ocorrências ao Intelectual interno que envolve paradigmas, escolas de pensamento, teorias, ferramentas e métodos para lidar com determinado tema científico em uma área; 11 para o Intelectual externo que se relaciona com elementos teóricos, ideias, recursos e teorias concedidos de outras áreas para tratar certos temas científicos; 6 para o Social externo que envolve análises de impactos e influências sociais na construção e abordagem teórica sobre determinado tema científico e nenhuma para o Social interno que abarca as relações teóricas e institucionais de pesquisadores em um dado domínio científico, identificando paradigmas comuns e colégios invisíveis. Como conclusões principais, nota-se que reflexões conceituais e teóricas são necessárias para a superação dos quesitos tecnológicos relacionados ao termo Big data na Organização do Conhecimento. E os aportes epistemológicos desta área são necessários para a redução das ambiguidades semânticas presentes neste fenômeno de dados, sob diretrizes sociais e éticas que garantam o acesso e a utilização destes dados para a promoção do desenvolvimento informacional e social das pessoas. A pesquisa ainda aponta como contribuição uma definição inovadora de Big data na perspectiva da Organização do Conhecimento.
Título em inglês
Epistemological contributions of the Knowledge Organization in a Big Data context: contributions to an algorithmic society.
Palavras-chave em inglês
Algorithmic society
Big data
Ethic
Information Science
Knowledge Organization
Social questions
Resumo em inglês
Understanding the importance of Information Science is related to carrying out studies that can dialogue with the problems experienced by people in their daily lives, such as the Big Data context and its issues of privacy, access and use of data. The epistemological and methodological studies in the area represent one of the ways to achieve organizational guidelines that act in the Big Data context from a social perspective. Based on these premises, the objective was, through a bibliographic research with the collaboration of metatheoretical and bibliometric studies, to understand how the epistemological contributions of the Knowledge Organization contribute to the issues experienced in a society based on algorithms. More specifically, the aim was to analyze the epistemological contributions provided by the Knowledge Organization to the elements present in the algorithmic society; contextualize the Big Data phenomenon and its impacts on science; to investigate in what ways the Knowledge Organization understands and develops the themes related to Big Data and to provide reflections on the critical and social role of the Knowledge Organization in practices involving the Big Data context. As general results, the creation of contexts to broaden the understanding of the literature involving Knowledge Organization and Big data stands out, with the Technological Context presenting the largest number of works (35%), followed by 27% with the Academic Context, the Social-epistemic-methodological Context presents itself with 23% and finally, with 15%, the Business Context is presented. As for the main theoretical influences, the following authors are highlighted: Hjørland; Soergel; Borgman; Sun; Berners-Lee and Ibekwe-Sanjuan. The main metatheoretical characteristics of the contexts listed in this research present the following scenario: there are 15 occurrences of the Internal Intellectual that involves paradigms, schools of thought, theories, tools and methods to deal with a certain scientific topic in an area; 11 for the External Intellectual that relates to theoretical elements, ideas, resources and theories granted from other areas to deal with certain scientific topics; 6 for the "External Social" which involves analysis of impacts and social influences in the construction and theoretical approach on a given scientific topic and none for the "Internal Social" which encompasses the theoretical and institutional relationships of researchers in a given scientific domain, identifying common paradigms and invisible schools. As main conclusions, it is noted that conceptual and theoretical reflections are necessary to overcome the technological requirements related to the term Big data in the Knowledge Organization. And the epistemological contributions of this area are necessary to reduce the semantic ambiguities present in this data phenomenon, under social and ethical guidelines that guarantee the access and use of these data to promote people's informational and social development. The research also points out as a contribution an innovative definition of Big Data from the perspective of the Knowledge Organization.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-04-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.