Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-14032014-164411
Documento
Autor
Nome completo
Isis Baldini Elias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Grossmann, Martin (Presidente)
Paula, Teresa Cristina Toledo de
Andrade, Mario Celso Ramiro de
Chaia, Miguel Wady
Rosenfield, Lenora Lerrer
Título em português
Conservação e restauro de obras com valor de contemporaneidade: a arte postal da XVI Bienal de São Paulo
Palavras-chave em português
Obra de arte (preservação; conservação)
Papel (preservação; conservação)
Resumo em português
O objetivo deste estudo é comprovar a hipótese de que a conservação e o restauro de obras de arte não convencionais - aquelas cuja natureza exige não apenas um conhecimento da degradação dos materiais, mas, principalmente, um estudo profundo sobre as idéias, os processos, os contextos e a rede simbólica, que as constitui -, só é possível de ser realizada a partir da correta avaliação da obra em sua contemporaneidade. A desconsideração desta contextualização pode incorrer em erros de avaliação e conseqüentemente em intervenções equivocadas e, muitas vezes, desnecessárias ou não desejadas. Além disso, pelo fato destas obras possuírem ainda grande valor de contemporaneidade, ou seja, estarem inseridas dentro, ou muito próximo, do tempo histórico atual, independente de sua complexidade física ou ideológica, exigem uma análise a partir de outros referenciais teórico-metodológicos para além dos critérios clássicos.
Resumo em inglês
The aim of this research is to confirm the thesis that the conservation and restoration of non-conventional artworks - those whose nature demands not only a knowledge of the degradation of materials but primarily a carefully articulated study of the ideas, processes, contexts and the symbolic network that forms them - can only be undertaken through the correct assessment of the artwork in its current state. By overlooking this contextualization one can incur in misguided assessments and consequently in mistaken - and often unnecessary and unwanted - interventions. Furthermore, because these artworks have a great contemporaneity value, that is, they are inserted in, or very close to, the current historical time, independently from their physical or ideological complexity, they require analysis from theoreticalmethodological references beyond the classic criteria.
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Data de Publicação
2014-03-14