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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-09092011-114050
Document
Auteur
Nom complet
Marilucia Bottallo
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Coelho Netto, José Teixeira (Président)
Barbuy, Heloisa Maria Silveira
Jaremtchuk, Dária Gorete
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
Silva, Wagner Souza e
 
Titre en portugais
A mediação cultural e a construção de uma vanguarda institucional: o caso da arte construtiva brasileira
Mots-clés en portugais
Concretismo
Crítica de arte
Instituições
Mediação
Mercado de arte
Museus de arte moderna
Neoconcretismo
Sistema de arte
Sistema de produção cultural
Resumé en portugais
O presente trabalho levanta questões sobre algumas formas particulares de estruturação de um sistema profissional de produção cultural para as artes plásticas no eixo Rio de Janeiro São Paulo no período que coincide com um momento de florescimento político e econômico e se fortalece a partir da segunda metade dos anos 1940 e ao longo das décadas de 1950/1960. No que concerne especialmente aos museus de arte moderna, observou-se um fortalecimento institucional em torno do qual o sistema artístico brasileiro se estruturou. Para se chegar a essa conclusão foram analisados os aspectos estruturais (econômicos e políticos) centrados no eixo Rio de Janeiro São Paulo, e conjunturais, a partir das particularidades do fenômeno da arte da vanguarda construtiva brasileira. Foram consideradas as visões dos artistas nacionais em relação tanto à questão da arte de vanguarda como na sua relação com o museu. Consideramos, também, a Bienal como instituição, seu vínculo com os artistas e com o próprio MAM/SP no processo de divulgação da arte. Avaliamos a ação artística, peculiar pela presença das vanguardas construtivas, que envolvia grande participação dos artistas no cotidiano museológico. Além disso, consideramos o estreito diálogo que havia com os críticos que atuavam em veículos de comunicação. Como parte fundamental do estabelecimento de um sistema profissional de produção cultural, avaliamos a consolidação de um mercado de arte com base na atuação de marchands e na criação de galerias privadas em uma ação ainda não muito distinta daquela dos museus. Os movimentos concreto e neoconcreto, na medida em que se caracterizam como vanguardas artísticas e sua atuação permitiu a mobilização do suposto sistema em torno das discussões sobre suas novas propostas éticas e estéticas, foram considerados pontualmente.
 
Titre en anglais
Cultural mediation and the building of an institutional vanguard: the case of the brazilian constructive art
Mots-clés en anglais
Art criticism
Art market
Art system
Concretism
Cultural production system
Institutions
Museums of modern art
Neoconcretism.
Resumé en anglais
This thesis raises issues on some specific ways of structuring a professional system of cultural production for the arts in the circuit Rio de Janeiro São Paulo coincident to a moment of political and economical emergence that gets stronger from the middle of the 1940s and during the 1950/1960 decades. Regarding in special the museums of modern art, it was observed an institutional strengthening around which the Brazilian artistic system was structured. To reach that conclusion structural aspects the economics and politics in the circuit Rio de Janeiro São Paulo as well as situational ones were considered on the specificities of the phenomenon of the Brazilian constructive vanguard art. We also considered the vision of the national artists on the art of vanguard and its relation to the museum. Also, we considered the Bienal and its relation with the artists and with the Museum of Modern Art of São Paulo itself in the process of divulging the art. We evaluate the artistic action, peculiar because of the presence of the constructive vanguards, and that involved a great participation of the artists on the museum day-to-day. Besides that we consider as well the close dialogue with the critics who worked on the vehicles of mass communication. As a fundamental part of the establishing of a professional system of cultural production, we evaluate the consolidation of an art market based on the activities of the dealers and the creation of private galleries in one action not yet very much distinct from that of the museums. The concrete and neoconcrete movements were specially considered because as artistic vanguard, their performances enabled the mobilization of the supposed system around the discussions on its new ethical and aesthetic proposals.
 
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Date de Publication
2011-09-29
 
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