• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-07042022-115018
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda de Lima Passamai Perez
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Pieruccini, Ivete (Presidente)
Bortolin, Sueli
Deaecto, Marisa Midore
Título em português
Biblioteca e Educação Cultural: o projeto pioneiro da Biblioteca Infantil do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo
Palavras-chave em português
Biblioteca
Biblioteca infantil
Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
Biblioteca Infantil Municipal
Biblioteca pública
Educação cultural
Lenyra Camargo Fraccaroli
Resumo em português
A presente dissertação é um estudo analítico sobre bibliotecas, em especial as infantis, considerando seu papel essencial nas relações de apropriação cultural. O estudo buscou observar e analisar a relação entre biblioteca e formação cultural a partir de fenômenos em instituições nascentes, tais como a Biblioteca Infantil Municipal (BIM) de São Paulo, na década de 1930, tendo em vista a problemática da dimensão formativa da informação na contemporaneidade, em especial em contextos educativos. A pesquisa partiu da exploração e análise dos arquivos históricos da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato/SP, primeira instituição pública do gênero em São Paulo, e do projeto de cultura do Departamento de Cultura idealizado pelo grupo modernista liderado por Mário de Andrade. A conjuntura sociocultural e político pós-revolucionária paulista nos anos 1930 impulsionou o nascimento de equipamentos culturais, tais como a Biblioteca Infantil Municipal, posterior Monteiro Lobato. O contexto e a perspectiva educativa da BIM, observados e considerados desde sua concepção, propiciou um espaço privilegiado para as aprendizagens, o desenvolvimento de habilidades e competências e a apropriação de saberes culturais, informacionais, atitudinais e procedimentais.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Children's Library
Cultural Education
Lenyra Camargo Fraccaroli
Library
Monteiro Lobato Children's Library
Municipal Children's Library
Public Library
Resumo em inglês
This dissertation is an analytical study on libraries, especially children's, considering the essential role of these places for cultural constitution. The study aimed to observe and analyze the relationship between library and cultural constitution considering some phenomena in ancient institutions, such as Biblioteca Infantil Municipal (BIM) in São Paulo in the 1930s, considering the problematic aspect of the formative dimension of information in contemporary times, especially in educational contexts. The research started from the exploration and analysis of the historical archives of Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato / SP, the first public library for children in São Paulo, and the culture project of the Culture Department idealized by the modernist group led by Mário de Andrade. The post-revolutionary socio-cultural and political conjuncture in São Paulo in the 1930s boosted the birth of cultural places, such as the Biblioteca Infantil Municipal, later called Monteiro Lobato. The educational context and perspective of Biblioteca Infantil Municipal (BIM), observed and considered since its conception, provided a special place for learning, the development of skills and competencies and the appropriation of cultural, informational, attitudinal and procedural knowledge.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-04-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.