• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-120740
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Domingues Torello
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Siqueira, Ivan Claudio Pereira (Presidente)
Ronca, Antonio Carlos Caruso
Valente, Heloísa de Araújo Duarte
Título em português
A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
Palavras-chave em português
Banda Municipal de Peruíbe
Escola Municipal de Música de Peruíbe
Memória
Patrimônio Cultural
Resumo em português
A pesquisa analisa a memória e a identidade da Banda Municipal de Peruíbe e da Escola Municipal de Música de Peruíbe/SP, objetivando estudar a formação desse patrimônio cultural e a importância da sua integração com a sociedade. O estudo faz um levantamento histórico das singularidades físicas e sociais da cidade e descreve a paulatina institucionalização desses equipamentos culturais a partir da década de 1930. Trata-se de pesquisa qualitativa (Flick, 2009) que se utiliza do método de entrevista narrativa (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) como uma das ferramentas de coleta de informação. Utilizando-se de abordagem interdisciplinar com elementos da Memória Social (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), da Música (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) e da Ciência da Informação, o estudo percorre conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural conjuntamente com pressupostos da Ciência da Informação. Os resultados sugerem a importância da Banda e da Escola de Música para a vida pessoal dos entrevistados e para a cidade de Peruíbe, o que indica a relevância do conjunto de atividades e vivências históricas que perpassaram as distintas temporalidades que forjaram esse patrimônio cultural.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Cultural heritage
Peruíbe Municipal Band
Peruíbe Municipal School of Music
Resumo em inglês
The research analyzes the memory and identity of the Municipal Band of Peruíbe and the Municipal School of Music of Peruíbe/SP, aiming to study the formation of this cultural heritage and the importance of its integration with society. The study makes a historical survey of the physical and social singularities of the city and describes the gradual institutionalization of these cultural facilities from the 1930s onwards. This is a qualitative research (Flick, 2009) that uses the narrative interview method (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) as one of the information collection tools. Using an interdisciplinary approach with elements of Social Memory (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), Music (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) and Information Science, the study covers concepts of memory, identity and cultural heritage together with assumptions of Information Science. The results suggest the importance of the Band and the Music School for the personal life of the interviewees and for the city of Peruíbe, which indicates the relevance of the set of activities and historical experiences that permeated the different temporalities that forged this cultural heritage.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.