• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-120740
Document
Auteur
Nom complet
Adriana Domingues Torello
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Siqueira, Ivan Claudio Pereira (Président)
Ronca, Antonio Carlos Caruso
Valente, Heloísa de Araújo Duarte
Titre en portugais
A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
Mots-clés en portugais
Banda Municipal de Peruíbe
Escola Municipal de Música de Peruíbe
Memória
Patrimônio Cultural
Resumé en portugais
A pesquisa analisa a memória e a identidade da Banda Municipal de Peruíbe e da Escola Municipal de Música de Peruíbe/SP, objetivando estudar a formação desse patrimônio cultural e a importância da sua integração com a sociedade. O estudo faz um levantamento histórico das singularidades físicas e sociais da cidade e descreve a paulatina institucionalização desses equipamentos culturais a partir da década de 1930. Trata-se de pesquisa qualitativa (Flick, 2009) que se utiliza do método de entrevista narrativa (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) como uma das ferramentas de coleta de informação. Utilizando-se de abordagem interdisciplinar com elementos da Memória Social (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), da Música (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) e da Ciência da Informação, o estudo percorre conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural conjuntamente com pressupostos da Ciência da Informação. Os resultados sugerem a importância da Banda e da Escola de Música para a vida pessoal dos entrevistados e para a cidade de Peruíbe, o que indica a relevância do conjunto de atividades e vivências históricas que perpassaram as distintas temporalidades que forjaram esse patrimônio cultural.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Cultural heritage
Peruíbe Municipal Band
Peruíbe Municipal School of Music
Resumé en anglais
The research analyzes the memory and identity of the Municipal Band of Peruíbe and the Municipal School of Music of Peruíbe/SP, aiming to study the formation of this cultural heritage and the importance of its integration with society. The study makes a historical survey of the physical and social singularities of the city and describes the gradual institutionalization of these cultural facilities from the 1930s onwards. This is a qualitative research (Flick, 2009) that uses the narrative interview method (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) as one of the information collection tools. Using an interdisciplinary approach with elements of Social Memory (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), Music (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) and Information Science, the study covers concepts of memory, identity and cultural heritage together with assumptions of Information Science. The results suggest the importance of the Band and the Music School for the personal life of the interviewees and for the city of Peruíbe, which indicates the relevance of the set of activities and historical experiences that permeated the different temporalities that forged this cultural heritage.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.