• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-120740
Documento
Autor
Nombre completo
Adriana Domingues Torello
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Siqueira, Ivan Claudio Pereira (Presidente)
Ronca, Antonio Carlos Caruso
Valente, Heloísa de Araújo Duarte
Título en portugués
A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
Palabras clave en portugués
Banda Municipal de Peruíbe
Escola Municipal de Música de Peruíbe
Memória
Patrimônio Cultural
Resumen en portugués
A pesquisa analisa a memória e a identidade da Banda Municipal de Peruíbe e da Escola Municipal de Música de Peruíbe/SP, objetivando estudar a formação desse patrimônio cultural e a importância da sua integração com a sociedade. O estudo faz um levantamento histórico das singularidades físicas e sociais da cidade e descreve a paulatina institucionalização desses equipamentos culturais a partir da década de 1930. Trata-se de pesquisa qualitativa (Flick, 2009) que se utiliza do método de entrevista narrativa (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) como uma das ferramentas de coleta de informação. Utilizando-se de abordagem interdisciplinar com elementos da Memória Social (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), da Música (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) e da Ciência da Informação, o estudo percorre conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural conjuntamente com pressupostos da Ciência da Informação. Os resultados sugerem a importância da Banda e da Escola de Música para a vida pessoal dos entrevistados e para a cidade de Peruíbe, o que indica a relevância do conjunto de atividades e vivências históricas que perpassaram as distintas temporalidades que forjaram esse patrimônio cultural.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Cultural heritage
Peruíbe Municipal Band
Peruíbe Municipal School of Music
Resumen en inglés
The research analyzes the memory and identity of the Municipal Band of Peruíbe and the Municipal School of Music of Peruíbe/SP, aiming to study the formation of this cultural heritage and the importance of its integration with society. The study makes a historical survey of the physical and social singularities of the city and describes the gradual institutionalization of these cultural facilities from the 1930s onwards. This is a qualitative research (Flick, 2009) that uses the narrative interview method (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) as one of the information collection tools. Using an interdisciplinary approach with elements of Social Memory (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), Music (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) and Information Science, the study covers concepts of memory, identity and cultural heritage together with assumptions of Information Science. The results suggest the importance of the Band and the Music School for the personal life of the interviewees and for the city of Peruíbe, which indicates the relevance of the set of activities and historical experiences that permeated the different temporalities that forged this cultural heritage.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.