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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-05072009-190855
Document
Auteur
Nom complet
Alexandra Linda Herbst Matos
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Smit, Johanna Wilhelmina (Président)
Castagna, Paulo Augusto
Mammi, Lorenzo
Titre en portugais
Documentação musical: Discussão sobre a representação temática de partituras a partir de um enfoque interdisciplinar
Mots-clés en portugais
Documentação Musical
Interdisciplinaridade
Partituras
Recuperação da Informação
Representação temática
Resumé en portugais
Análise da representação temática de partituras, para fins de recuperação da informação, numa abordagem interdisciplinar em música e ciência da informação. A compreensão que a área de biblioteconomia tem do material musical é insuficiente, em virtude da falta de competência específica dos profissionais da informação tanto os que criam e gerenciam sistemas, como aqueles que os utilizam para inserir registros sobre os acervos das instituições. Os problemas presentes na prática biblioteconômica são pontuados e discutidos a partir dos preceitos da teoria musical. O foco central da descrição temática é o campo assunto e sua conceituação em ambas as áreas. Após a realização da análise crítica, as confirmações foram obtidas empiricamente, por meio de exemplos de formatos de catalogação e tentativas de recuperação de registros de partituras nas bases de dados da ECA/USP e do IA/UNESP. Comprova-se que a representação temática de partituras, do modo como é preconizada pela biblioteconomia, não atende as necessidades dos pesquisadores músicos e, portanto, é necessário que se incluam campos que atendam às especificidades de descrição do material. Em substituição ao campo assunto, sugere-se o campo forma/gênero informação de extrema importância para o pesquisador músico e que não recebe a devida importância no momento de indexação dos documentos.
Titre en anglais
Documentação musical: Discussão sobre a representação temática de partituras a partir de um enfoque interdisciplinar
Mots-clés en anglais
Educational approach
Information retrieval
Musical documentation
Scores
Thematic representation
Resumé en anglais
This is a thematic representation analysis of music scores, in order to recover information in an educational approach regarding music and information science. The comprehension that the librarianship area has about the musical material is insufficient, because of the information professionals' lack of specific knowledge either the ones who manage systems or the ones who use them to input data about the institutions' musical heaps. Problems found in the librarianship practice are pointed and discussed based on the precepts of musical theory. The central focus of the thematic description is the field "subject" and its concept in both areas. After a critical analysis, confirmations were empirically obtained, through examples of cataloguing formats and recovering trials of the score's registries of ECA/USP's and IA/UNESP's databases. It's proved that the thematic representation of the scores, on the way it's recommended by the librarianship, doesn't meet the music researcher's needs and therefore it's necessary that they include fields that meet the specific characteristics of the material's description. In order to replace the field "subject", it's suggested the field "form/gender" - which gives extremely important information to music researcher's and that doesn't receive the deserved importance when the documents are indexed.
 
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103252.pdf (6.43 Mbytes)
Date de Publication
2009-07-13
 
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