• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-03122012-160409
Documento
Autor
Nombre completo
Giseli Adornato de Aguiar
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Silva, José Fernando Modesto da (Presidente)
Souza, Cesar Alexandre de
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Título en portugués
Uso das ferramentas de redes sociais em bibliotecas universitárias: um estudo exploratório na UNESP, UNICAMP e USP
Palabras clave en portugués
Biblioteca universitária
Ferramentas de rede social
Geração Y.
Web 2.0
Resumen en portugués
O objetivo da pesquisa é avaliar a contribuição das ferramentas de redes sociais da Web na melhoria da comunicação e da qualidade dos serviços e produtos das bibliotecas universitárias. A pesquisa é de caráter exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de questionário às bibliotecas da UNESP, UNICAMP e USP e de entrevista a uma amostra de bibliotecas dessas instituições. Os resultados revelam que as bibliotecas estão, ainda, em um estágio de experimentação com relação à utilização das redes sociais. Verifica-se que as ferramentas possibilitam novas formas de comunicação e de divulgação de informações, serviços e produtos para as bibliotecas, bem como de capacitação para seus usuários, o que resulta em inovações e agrega valor aos processos já existentes. Ao mesmo tempo, entende-se que as redes sociais não se caracterizam apenas como espaços de comunicação e divulgação, mas também de participação, colaboração e interação algo ainda, pouco explorado pelas bibliotecas consultadas. Apesar disso, acredita-se que as redes sociais podem contribuir na melhoria da comunicação e da qualidade dos serviços e produtos bibliotecários.
Título en inglés
Use of social networking sites in academic libraries: an exploratory study in UNESP, UNICAMP and USP
Palabras clave en inglés
Academic library
Generation Y.
Social networking sites
Web 2.0
Resumen en inglés
The objective of this research is to evaluate the contribution of social networking sites of the Web in improving communication and the quality of services and products offered in academic libraries. This is an exploratory research with quantitative and qualitative approaches. We have submitted questionnaires to the libraries of UNESP (São Paulo State University), UNICAMP (University of Campinas) and USP (University of São Paulo) and conducted interviews with a sample of libraries of these institutions. The results show that the libraries are still experimenting with the use of social networks. We have observed that the tools provide new forms of communication and dissemination of information, services and products for libraries, as well as build capacity for the users. This results in innovations and adds value to the existing processes. At the same time, we have understood that the social networks are not characterized only as spaces for communication and the dissemination of information, but also of participation, collaboration and interaction, all of which are still little explored by these libraries. In spite of this, we believe that social networks can contribute to the improvement of communication and the quality of services and products offered by libraries
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-12-04
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • AGUIAR, Giseli Adornato de, e SILVA, José Fernando Modesto da. A adoção das redes sociais da internet pelas bibliotecas universitárias da Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos: um estudo exploratório. In Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação [online], 24, Maceió, AL, 2011. São Paulo, SP : FEBAB, 2011. [acesso 2013-08-26]. Disponível em : <http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/479/512>
  • AGUIAR, Giseli Adornato de, e SILVA, José Fernando Modesto da. As bibliotecas universitárias nas redes sociais : Facebook, Orkut, MySpace e Ning. In Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias [online], 16, Rio de Janeiro, 2010. Rio de Janeiro : UFRJ/SiBI; CRUESP, 2010. [acesso 2013-08-26]. Disponível em : <http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_168.pdf>
  • AGUIAR, Giseli Adornato de, e SILVA, José Fernando Modesto da. Geração Y e as ferramentas de redes sociais: novas perspectivas para as bibliotecas universitárias. In Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação [online], 25, Florianópolis, SC, 2013. Florianópolis, SC : FEBAB : ACB, 2013. p. 2068-2083. [acesso 2013-08-26]. Disponível em : <http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1403/1404>
  • AGUIAR, Giseli Adornato de, ROBLES, Ivone, e PASTRELLO, Sheyla Isolina Mazzeo. Estudo comparativo entre o Blog e o Twitter da Biblioteca FEAUSP: um relato de experiência. In Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias [online], 17, Gramado, RS, 2012. Gramado, RS : UFRGS; SBUFRGS, 2012. [acesso 2013-08-26]. Disponível em : <http://www.snbu2012.com.br/anais/pdf/4QPD.pdf>
  • AGUIAR, Giseli Adornato, e ROCHA, Joeli Espírito Santo da. As redes sociais como ferramentas colaborativas para o ensino-aprendizado. In CURY, Lucilene. Tecnologias digitais nas interfaces da comunicação/educação : desafios e perspectivas. Organizador. Curitiba : CRV, 2012. p. 155-178.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.