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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-02052022-115209
Documento
Autor
Nome completo
Silmara Gonçalves Pestana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Crippa, Giulia (Presidente)
Almeida, Marco Antonio de
Grigoleto, Maira Cristina
Sabbag, Deise Maria Antonio
Título em português
Processos de Curadoria nas Bienais de Arte de São Paulo: a mediação cultural e as escolhas curatoriais nas edições de 2014, 2016, 2018 e 2020/2021
Palavras-chave em português
Bienais de Arte
Ciência da Informação
Curadoria
Mediação
Resumo em português
Esta pesquisa trata sobre a mediação cultural nas curadorias das Bienais de Arte de São Paulo dos anos 2014, 2016, 2018 e 2020/2021, tendo como base a Ciência da Informação e Documentação. Analisamos os processos curatoriais dos curadores gerais dessas quatro últimas edições, sistematizadas em diferentes metodologias que resultaram em críticas positivas e negativas nos jornais: Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, referentes aos anos de cada uma das amostras. Assim, apresentamos discussões a partir dos desdobramentos dos conceitos de mediação na organização, escolha temática e dos artistas, utilizados por cada curador geral. O objetivo da pesquisa é apresentar a mediação como um processo complexo e polissêmico que está presente em todas as etapas das atividades comunicativas e informacionais. Na curadoria, a mediação acontece em todas as suas etapas, consideramos as escolhas feitas pelos curadores nas exposições não são uma simples reunião de objetos, mas sim uma ordenação de objetos culturais dentro de um contexto e com uma intencionalidade. A prioridade de uma mostra de arte é oferecer informações aos visitantes, de maneira que a organização dos objetos tenha um contexto e possivelmente são interpretados, e na direção proposta pelo curador e desejada pelo artista. Consideramos a relevância da forte adesão da Ciência da Informação e outras áreas nos estudos sobre mediação cultural, principalmente vinculada à curadoria, sendo ela, um viés na interlocução entre os processos de mediação e a sua relação com organização de exposições de arte contemporânea. A pesquisa acredita que a curadoria de arte seja um campo amplo, dialógico e produtor de um viés relevante para as conexões da CI com outras áreas de conhecimento, conectando os seus atores, como mediadores e produtores de conhecimento.
Título em inglês
Curatorship Processes at the São Paulo Art Biennials: cultural mediation and curatorial choices in the 2014, 2016, 2018 and 2020/2021.
Palavras-chave em inglês
Curatorship
Information Science
Mediation
Modern art biennials
Resumo em inglês
This research deals with cultural mediation in the curatorship of the São Paulo Art Biennials in the years 2014, 2016, 2018 and 2020/2021, based on Information Science and Documentation. We analyzed the curatorial processes of the general curators of these last four editions, systemized in different methodologies that resulted in positive and negative reviews in the newspapers: Folha de São Paulo and O Estado de São Paulo, from the years of each of the samples. In this way, we present discussions based on the unfolding of the mediation concepts in the organization, thematic choice, and the artists, used by each general curator. The key objective of the academic research is to typically present cultural mediation as a complex and polysemic process that is present in all stages of communicative and informational processes. In curatorship, it happens at all stages, and the choices made by the curators in the exhibitions are not a simple gathering of objects, but an ordering of cultural objects within a context and with intentionality. The priority is to provide visitors with information on how the organization of objects considers a context and is possibly interpreted, in the direction proposed by the curator and desired by the artist. We consider the relevance of the strong adhesion of Information Science and other areas in studies on cultural mediation, mainly linked to curatorship, as a bias in the dialogue between mediation processes and their complex relationship with the organization of contemporary art exhibitions. The research believes it is a broad and dialogical field and that it produces a relevant bias for the connections of CI with other areas of knowledge, found in curatorship and its actors, as mediators and producers of knowledge.
 
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Data de Publicação
2022-05-02
 
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