• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2004.tde-09112021-104616
Document
Auteur
Nom complet
Ranulfo Alfredo Manevy de Pereira Mendes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Xavier, Ismail Norberto (Président)
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro
Sarubbo, Mauro Alejandro Baptista y Vedia
Senra, Stella Maris de Freitas
Titre en portugais
Jean-Luc Godard e o cinema clássico americano - de Acossado a Made in USA
Mots-clés en portugais
-
Resumé en portugais
Este trabalho tem como horizonte a discussão da obra de Jean-Luc Godard, entre 1959 e 1966, sob a perspectiva de sua relação com o cinema americano. Para isso, percorremos os filmes Acossado, Uma Mulher é uma mulher, Bande à Part, Pierrot lefou e Made in USA, buscando encontrar na misé-en-scene o significado desta produtiva relação com a Hollywood clássica. A admiração pelos filmes americanos foi um traço de geração. Tal relação produziu massa crítica para a afirmação da Nouvelle Vague enquanto movimento estético e político, após um longo período de hibernação crítica e contestação do cinema de qualidade francês. Antes de invadir as ruas de Paris com câmeras leves e curiosas, Godard, argumentava abertamente em "defesa" do cinema clássico americano. O objetivo deste trabalho é avaliar o papel desta paixão de juventude na formação do cinema moderno de Godard; e, porque, em seus filmes posteriores, tal relação se tornou um foco de tensão. Trata-se aqui de um trabalho de close reading, onde a discussão sobre cada filme ganha amparo nas polêmicas entre Godard e os críticos de sua época. O texto, à guisa de conclusão, irá discutir como o tema é visto pelo cineasta hoje, já septuagenário, na série História(s) do cinema.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
-
Resumé en anglais
This paper aims at discussing the works of Jean-Luc Godard, between 1959 and 1966, under the scope of his relation with American cinema. To achieve this, we examined the movies Breathless, A womans is a woman, Band of outsiders, Pierrot le fou and Made in USA in an attempt to find in the misé-en-scene the meaning of such productive relation with the classic Hollywood. The admiration for American movies marked a generation. Such a relation developed a critical mass so as to confirm the Nouvelle Vague as an aesthetic and political movement, after a long period of critical hibernation and contention of quality French cinema. Before invading the streets of Paris with light and curious cameras, Godard openly "championed" classic American cinema. The objective of this paper is to evaluate the role of this youthful passion in the formation of Godard's modern cinema and understand how his relation became tense in his following movies. This is a close reading paper in which the discussion of each movie is supported by Godard's controversies with film critics of his time. To conclude, the paper will also discuss how the issue is seen by Godard himself, in the series Histoire(s} du cinéma.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-11-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.