• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2000.tde-03052024-154804
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Adriano Jeronimo de Rosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Xavier, Ismail Norberto (Presidente)
Gross, Maria do Carmo Costa
Pignatari, Decio
Título em português
Um cinema paramétrico-estrutural: existência e incidência no cinema brasileiro
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
A dissertação enfoca o cinema experimental e descreve diferentes problemas na identificação conceitual de formas específicas na produção brasileira. O objetivo específico é discutir o chamado "filme paramétrico-estrutural", que corresponde àmodalidade mais radical da vanguarda cinematográfica, emergindo do pós-guerra, nos Estados Unidos e na Europa. Três ensaios escritos por Noel Burch, David Bordwell e P. Adams Sitney fornecem a moldura teórica para a análise de um grupo de filmesbrasileiros realizados por Julio Bressane, Andrea Tonacci, Arthur Omar e Caetano Veloso, grupo de filmes que apresentam, em diversos modos, traços do estilo paramétrico-estrutural como definido por aqueles três autores. Este trabalho tentadescobrir uma abordagem adequada aos filmes que resistem à análise baseada em métodos convencionais. Em sua forma original, os filmes paramétrico-estruturais acionam procedimentos que libertam parâmetros técnicos (pertencentes à estrutura e àlinguagem cinematográfica) do contexto estreito da narrativa clássica. A exploração formal desses parâmetros técnicos torna-se o elemento estruturador da experiência cinematográfica, livre das demandas que podem vir de um mundo diegético. Formavisual autônoma e um jogo estruturado ao redor dos procedimentos técnicos fornecem um novo conjunto para a "desnaturalização" da percepção do cinema
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
The Dissertation focuses on experimental film and describes the different kind of problems related to a conceptual identification of specific forms found in Brazilian film production. The specific aim is to discuss the so-called "structural-parametric film" that corresponds to the most radical type of cinematic avantgarde emerging from the postwar period, both in the United States and in Europe. Three essays written by Noel Burch, David Bordwell e P. Adams Sitney provi de the theoretical framework for the analysis of a group of Brazilian films made by filmmakers like Julie Bressane, Andrea Tonacci, Arthur Omar e Caetano Veloso, group of films that present, in different ways, traces of the structural-parametric style as defined by those three authors. This work tries to find out a suitable approach to films that resist analysis based on conventional methods. ln their original form, structural-parametric films set in motion formal procedures which liberate the technical parameters (belonging to cinematographic structure and language) from the narrow frame of classical narrative. The formal exploration of those technical parameters becomes the structuring element of film experience, free from the demands that might come from a diegetic wor1d. Autonomous visual form and a game structured around technical procedures provide a new set for the "disnaturalization" of perception in film experience.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.