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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.1999.tde-03052024-154141
Document
Auteur
Nom complet
Luiz Adelmo Fernandes Manzano
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1999
Directeur
Jury
Mourão, Maria Dora Genis (Président)
Leone, Eduardo
Ramos, Fernão Vitor Pessoa de Almeida
Titre en portugais
A Relação Som-Imagem no Cinema: a Experiência Alemã de Fritz Lang
Mots-clés en portugais
-
Resumé en portugais
O ponto de partida da presente dissertação é uma reflexão acerca do papel do som no cinema, procurando preencher uma grande lacuna existente em termos de literatura brasileira sobre o assunto. Tal reflexão tem início com o cinema enquanto conceito, visto como aparato, e busca entender uma possível presença do som no novo meio quando de seu advento e durante o período do cinema "mudo". Nesse período, a investigação destacará o interesse que existe nos filmes no sentido de expressar ideias sonoras, bem como as articulações de linguagem usadas para a representação sonora, levando também em consideração o eventual acompanhamento musical que fazia parte das projeções daquele período. A reflexão avança até o início do cinema sonoro, quando a inserção do som nos filmes passa a acarretar mudanças na gramática cinematográfica. Este estudo desenvolve-se em duas etapas. A primeira analisa pontos de vista de alguns teóricos do cinema que se debruçaram sobre o assunto, tecendo comentários a respeito ou fornecendo elementos que permitem elaborar uma reflexão. Foram pesquisados teóricos de diferentes momentos da história da teoria fílmica, desde o surgimento do cinema até os dias de hoje. A segunda etapa contemplou a análise de filmes, concentrando-se especificamente em dois filmes do cineasta austríaco Fritz Lang, que remetem ao período da história do cinema que ficou conhecido como "cinema expressionista alemão dos anos 20". Os dois filmes escolhidos situam-se exatamente no momento de transição de um período a outro da história do cinema. Metropolis, de 1925/26, representa, de certa forma, o auge do cinema enquanto arte visual e registra uma arte amadurecida, em sua plenitude, articulando as imagens e os elementos visuais para sua expressão. M. o Vampiro de Düsseldorf, de 1931, por sua vez representa os primórdios do som no cinema, revelando o potencial dramático que se abria com o advento do novo recurso. Ao relacionar a produção de ambos os filmes com seu contexto histórico, a reflexão proposta visa entender os recursos do cinema em seus diferentes momentos históricos, procurando detectar seus elementos em comum e suas diferenças, bem como as possibilidades de articulação na busca de uma expressão plena.
Titre en anglais
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Mots-clés en anglais
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Resumé en anglais
Toe starting point of the present dissertation is a reflection about the role of sound in cinema, trying to fulfill an existing gap in terms of Brazilian literature on the subject. Such reflection begins with cinema as a concept, seen as an apparatus, and seeks to understand the possible presence of sound in the new medium by the time of its advent and during the "silent" film era. About this period, the investigation will underline the intent found on film to express sonorous ideas, as well as language articulations employed for a sonorous representation, also taking into account the occasional musical performance following some screenings at that time. Toe reflection moves on to the early moments of the talking cinema, when the insertion of sound on films starts bringing changes into the filmic grammar. This study develops in two steps. The first one analyses points of view from some film theorists who leaned out on the subject, making comments on it or supplying elements that allow us to elaborate a reflection. Theorists from different moments of film history have been researched, from the advent of cinema up to present days. Toe second step comprehended the analysis of films, focusing specifically on two films directed by Austrian filmmaker Fritz Lang, referring to a period of film history known as "German expressionist cinema of the 1920s". The two chosen films date exactly from this transition period from one moment to the other of film history. Metropolis (1925/26) represents in a way the climax of cinema as a visual art and registers a matured art, in its plenitude, articulating images and visual elements for its expression. M, the Vampire of Düsseldorf (1931), represents in its tum the early moments of sound on film, revealing the dramatic potential that opened to cinema with the advent of the new resource. By relating the production of both films with its historical context, the proposed reflection aims to understand the resources of cinema in its two different historical moments, trying to depict the elements in common and the different ones, as well as the possibilities of articulation on the search for full expression.
 
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Date de Publication
2024-05-10
 
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