Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2002.tde-14022006-140250
Document
Author
Full name
José Fernando Modesto da Silva
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2001
Supervisor
Committee
Macedo, Neusa Dias de (President)
Costas, José Manuel Moran
Guimaraes, José Augusto Chaves
Silva, Ezequiel Theodoro da
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Title in Portuguese
"Internet - Biblioteca - Comunidade Acadêmica: conhecimentos, usos e impactos; pesquisa com três universidades paulistas (UNESP - UNICAMP - USP)"
Keywords in Portuguese
Ambiência digital
Bibliotecas Universitárias
Comunidade Acadêmica
Estudo Exploratório
Impactos Tecnológicos
Redes eletrônicas
Tecnologia da informação e comunicação
UNESP
UNICAMP
Universidade Paulistas
Uso da Internet
USP
Abstract in Portuguese
A Internet veio para ficar nas universidades e bibliotecas. É objetivo desta tese de doutorado adrentar-se extensivamente nesse aspecto. Em duas vertentes, procura-se perscrutar o ambiente acadêmico paulista (UNESP, UNICAMP e USP) quanto à s mudanças geradas pelo uso da Internet e, conseqüentemente, influindo em novos comportamentos e desempenhos de bibliotecários e docentes/pesquisadores e, ainda, identificar tipos de recursos utilizados na prática bibliotecária agora com o emprego de tecnologias emergentes. De outro lado, com interesse didático, busca-se reconstruir conhecimentos para cobrir matéria faltante a estudantes e iniciados no assunto, contemplando tópicos como Internet, Universidade/Serviços e Informação, Sociedade da Informação e Impactos. Como disciplinamento da matéria, o trabalho foi dividido em três grandes partes: Parte I – Plano metodológico de pesquisa, para visualização sintética dos estudos. Parte II – Sistematizações e referencial teórico, para fundamentação dos estudos e preparo de matéria para ensino e divulgação. Parte III – Pesquisa exploratória com descrição dos resultados do estudo de campo e determinação de indicadores de pesquisa, úteis como pressupostos para novas pesquisas. Finaliza-se com a validação da análise da pesquisa exploratória por meio de um estudo final, em que focaliza uma biblioteca universitária modelar, já inserida em ambiente digital: o Centro de Informação e Referência da Faculdade de Saúde Pública da USP. Quanto à caracterização da pesquisa, trata-se de estudo exploratório realizado, no perÃodo de 1999 a 2001, utilizando dois questionários estruturados, distribuÃdos por correio eletrônico, sendo um para 71 bibliotecas selecionadas das universidades oficiais paulistas e outro para 193 docentes/pesquisadores das mesmas universidades. Das bibliotecas obtiveram-se 23 respostas válidas ou 32,4%, enquanto dos docentes obteve-se o retorno de 42 respostas voluntárias ou 21,8%. Complementa-se a pesquisa com o estudo in loco de uma biblioteca modelar validando os resultados obtidos no estudo exploratório. Os resultados sinalizados nas considerações finais apontam o amplo uso da Internet pelos sujeitos avaliados, com destaque para os recursos de correio eletrônico e www. Nas bibliotecas, praticamente todos os setores/atividades fazem uso de algum recurso especifico da Internet, da mesma forma entre os docentes. Observa-se que o inicio do uso da Internet deu-se na década de 90. Com o advento da Internet surgem produtos e serviços adaptados ao ambiente digital (boletim bibliográfico e sumário de periódicos), e novos (biblioteca virtual, atendimento de usuários remotos e Intranet) verificados na Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da USP. Já, com os docentes, a finalidade de uso da Internet recai na troca de correspondência. O estudo analisa a questão dos equipamentos de informática (hardware e software) e os controles de uso e acessos adotados sobre os usuários pelas bibliotecas. Avalia-se o tipo de dificuldade e os benefÃcios do uso da Internet. Da relação do docente com a biblioteca, não se pode afirmar se a Internet afeta a freqüência, mas constata-se que a mesma se dá entre diária a 2 ou três vezes por semana (42,8%). Do estudo particularizado detectam-se os apoios e serviços oferecidos aos usuários (incluindo os remotos), com ênfase a programas de orientação e treinamento de usuários. Enfim, para os informantes consultados (bibliotecas e docentes) mudanças efetivamente ocorrem em relação aos serviços de informação em bibliotecas universitárias, exigindo revisão dos processos operacionais e necessidades de contÃnua formação de agentes e usuários de informação. Incluem-se considerações finais, recomendações e mensagem pessoal.
Title in English
Internet, library and academic community : knowledge, uses and impacts : research in three university of São Paulo (UNESP, UNICAMP e USP)
Keywords in English
Academic Library
Communication and Information Technology
Digital environment
Electronic networking
Exploratory research
Faculty
Internet uses
Knowledge
Technology impacts
UNESP
UNICAMP
USP
Abstract in English
Internet came to stay at universities and libraries. The major objective of this dissertation elaborated to obtain the PhD Degree in Communications Sciences is to study this subject. The focus of this research is on the analysis of the academic environment to scrutinize the changes caused by the Internet use -- and its consequences which affected performance and generated new behavior among the faculty, researchers and librarians -- and to identify several types of resources used in the library routine, made available through the advent of cutting-edge-technologies. On the other hand, with a didactic interest, the researcher aims at building a knowledge body to cover missing aspects of this subject available to students and beginners of this field , including topics such as Internet, university , services and information, the Information Society and its impacts on the academic environment. The research is organized in three parts: Part I – Research Methodological Plan elaborated to give an overview of the study . Part II – Systematization and Theoretical Reference to give the fundamentals of the study and to prepare the subject for teaching practices and promotion. Part III – Exploratory Research with a description of the results obtained in the field study and determination of tools that may be useful for future researches. The conclusion validates the analysis of the exploratory research focused on an ideal university library which is already inserted in the digital environment: the School of Public Health Information Center of the University of São Paulo. In relation to the characterization of this research, it is an exploratory study carried out from 1999 to 2001. It used two structured questionnaires distributed via e-mail : the first one was sent to 71 selected official university libraries and the second was sent to 193 researchers and faculty members of the same universities. Concerning the libraries , 23 valid responses were obtained ( 32.4%) and 42 faculty members provided their feedbacks (21.8%). The research was complete through the “on site" study of a model library done to validate the results obtained in the exploratory study. The results show a wide use of internet , especially e-mail correspondence and the resources offered by Universal Research Locators (www).All library sections and academic activities use some Internet resource. It is remarkable to observe that Internet use started in the 1990’s .With the advent of Internet, several products were adapted to the digital environment (Bibliographic Bulletins, Periodicals Contents) and new services were created (Virtual Libraries, remote patron assistance , Intranet resources) identified in the library of the School of Public Health (USP). Regarding the faculty, Internet was used mainly to exchange e-mails. The study considers hardware and software conditions and the use control strategies implemented for library users. Types of difficulties and benefits of Internet use is assessed. Considering the relationship Faculty-Library, the study concluded that it is not possible to state that Internet affects library use, but it registered two professors visits per week on average ( 42.8%).The study revealed emphasis on training and orientation programs and on library services offered to patrons – for both in person and remote users – faculty members and libraries at large.
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Publishing Date
2006-04-19