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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2000.tde-03052024-155838
Documento
Autor
Nombre completo
João Mauricio Galindo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2000
Director
Tribunal
Toni, George Olivier (Presidente)
Biaggi, Emerson Luiz de
Duprat, Régis
Título en portugués
Instrumentos de Arco e Ensino Coletivo: A Construção de um Método
Palabras clave en portugués
-
Resumen en portugués
O ensino de instrumentos de corda com arco em grupo é uma atividade musical lúdica e estimulante, indicada unicamente para as etapas iniciais de estudo. É bastante difundido em alguns países, especialmente nos EUA, onde conta com um grande númerode professores, pesquisadores e publicações. No Brasil este tipo de ensino vem sendo exercido geralmente de maneira empírica e utilizando-se publicações estrangeiras. A realidade sócio-política de nosso país faz com que diversas iniciativas emprincípio louváveis percam-se justamente pela falta de orientação aos professores. O presente trabalho visa oferecer material didático e sobretudo orientação para professores brasileiros interessados ou já envolvidos com esta prática.Inicialmente há todo um embasamento teórico no qual mostra-se que esta metodologia estea ser alinhada à moderna pedagogia musical. São abordados os trabalhos de Carl Orff, Zoltan Kodály e Edgard Willems. Estes autores foram escolhidos porexercerem grande e positiva influência entre os professores brasileiros de musicalização e iniciação musical. Também são abordados trabalhos e metodologias modernas diretamente ligados ao ensino dos instrumentos de arco, dando-se destaque aosprofessores Shinichi Suzuki e Alberto Jaffé. São mostrados de maneira detalhada os fundamentos que tornam possível o ensino em grupo: os pontos comuns existentes entre os quatro instrumentos e a adoção do estudo dirigido em lugar da auladissertativa combinada ao treinamento solitário do aluno. Finalmente são fornecidos exercícios e melodias suficientes para o domínio de aspectos técnicos relativos a toda a primeira posição em várias tonalidades e à eficiente utilização do arco.As melodias também objetivam a sensibilização do aluno para aspectos relativos à fraseologia, forma, estilo e interpretação musicais. O objetivo essencial é a versatilidade, para poder adaptar-se às mais diferentes situações possíveis de serem ) encontradas em país: é indicado para classes heterogêneas ou homogêneas, isto é, onde possam participar os quatro instrumentos, violino, viola, violoncelo e contrabaixo, simultaneamente ou não; vem acompanhado de minuciosasorientações ao professor para que este, compreendido todo o seu substrato teórico, possa alterar ou substituir os exercícios e melodias com sem prejudicar o programa de ensino, de modo a dispor de um repertório próprio, adequado à sua realidadelocal. Os exercícios, melodias e procedimentos pedagógicos apresentados neste trabalho foram criados e coletados de diversas fontes e testados nas seguintes situações: entre 1982 e 1997 nas classes do Centro Experimental de Música do SESCConsolação (ex-SESC Vila Nova) de São Paulo, SP, onde atendia-se interessados das mais diferentes faixas etárias, inclusive grupos de idosos; no Conservatório Municipal de Cubatão, entre 1994 e 1995, com classes formadas predominantemente poradolescentes com conhecimentos de teoria musical; e no Projeto Guri, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, no treinamento de professores dos polos educacionais espalhados por pelo menos 20 cidades paulistas
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
-
Resumen en inglés
The teaching of string bowed instruments in group classes is a playful and stimulating activity, which is directed only for the first stage of learning. It is widely disseminated in some countries, particularly in USA, where there are many teachers, researchers and publications. ln Brazil this kind of teaching is done generally in an empirical way and using foreign publications. Toe social and political reality of our country combined with teacher's lack of advice have driven many good initiatives into failure. The present work intends to offer musical material and above all orientation to Brazilian teachers interested or even already involved in this practice. First of all there are a theoretical support to show how this methodology is in accordance with modern musical pedagogy. The works of Carl Orff, Zoltan Kodály and Edgard Willems are broached. These authors were select because they have influenced many Brazilian music teachers. Modern pedagogy and methodologies concerning specifically to string instruments teaching were also brought up, focusing the teachers Shinichi Suzuki and Alberto Jaffé. The basis that make possible teaching in group are discussed in details: the similarities between the four instruments and the adoption of the direct training in the place of explaining classes combined with the student' s alone practicing. Finally, enough exercises and melodies are supplied to provide technical proficiency in the first position, in many keys, and in bowing use. The melodies also intend to work musical notions like phraseology, form, style and interpretation. The principal aim of this work is versatility, in order to be suitable to the many different realities that may be found in the country: it is possible to be used both in heterogeneous classes (with violins, violas, violoncellos and basses working together) or not; it comes with detailed instructions to the teacher so that he can, with the 'help of theory, change the exercises and melodies with no prejudice to the program, in order to have a repertoire fitted to his students and particular conditions. The exercises, melodies and pedagogical procedures presented in this work were created and collected from many sources and tested in the following situations: in the classes of the Centro Experimental de Música do SESC Consolação (ex- SESC Vila Nova) in São São Paulo, SP, between 1982 and 1997, where should be attended students of different ages; in the Conservatório Municipal de Cubatão, between 1994 and 1995, with adolescents groups; and in the Projeto Guri of the State of São Paulo Secretary of Culture, in training teachers from at least 20 different cities.
 
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Fecha de Publicación
2024-05-10
 
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