• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.1990.tde-03052024-121152
Documento
Autor
Nome completo
Jamil Dias Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1990
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Célia Berrettini de (Presidente)
Garcia, Clóvis
Prado, Decio de Almeida
Título em português
Sérgio Cardoso: a trajetória de um homem de teatro
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
Este trabalho mostra e analisa a trajetória de Sergio Cardoso, um dos mais importantes atores brasileiros deste século. Lançado de maneira consagradora, em 1948, como interprete de Hamlet de Shakespeare, em montagem do teatro do estudante do Brasil, ele fundou, logo em seguida, uma companhia chamada teatro dos doze que, apesar dos elogios da critica, teve efêmera duração. No final de 1949, ingressou no elenco estável do teatro brasileiro de comédia, onde teve sua técnica aprimorada pelo contato com os diretores estrangeiros que conduziram o processo de sedimentação do teatro moderno no pais. Em 1953, Sergio Cardoso transferiu-se para a companhia dramática nacional, onde teve inclusive a oportunidade de estrear como diretor. O passo seguinte foi a criação de uma companhia própria, ao lado de sua esposa Nydia Licia, em 1954. Iniciativa logo depois complementada, em 1956, pela inauguração de um excelente teatro, o Bela Vista. O fim de seu casamento e a conseqüente dissolução da companhia, em 1960, arrastaram-no para um período de incerteza e desencanto, do qual só sairia quatro anos mais tarde, quando a televisão o transformou num autentico fenômeno de popularidade. Morreu em 1972, quando planejava retornar ao teatro
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
Considering that in Brazil the director's activity remains a little explored field by scholars, this study intends to be an examination of the tools which make possible this professional's theatrical work. Two basic components are isolated: the conceptual paradigms and the technical resources. ln the first part of the thesis, the four most influential paradigms on the brazilian directors are exposed, in their general lines. They are represented by four artists whose work is fundamental for modem theatre - Konstantin Stanislavski, Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht and Jerzy Grotowski. Not by chance, four european creators. The second part deals with a pragmatical way of doing theatre: the director's operational procedures as they are seen by some handbooks published by professors of various american universities. By exposing these two components of the director's working tools, this study tries to relate them with the present situation and the needs of brazilian theatre
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.