• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2003.tde-30012024-160212
Documento
Autor
Nombre completo
Luis Eduardo dos Santos Borda
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Chiarelli, Domingos Tadeu (Presidente)
Fabris, Annateresa
Frange, Lucimar Bello Pereira
Goldberg, Sonia Salzstein
Oliveira, Beatriz Santos de
Título en portugués
O nexo da forma. Oscar Niemeyer: da arte moderna ao debate contemporâneo
Palabras clave en portugués
-
Resumen en portugués
A tese investiga as relações da produção arquitetônica de Oscar Niemeyer (1936-2002) com a arte moderna. O estudo aponta determinada escultura moderna (Arp e Brancusi), o Cubismo Sintético e o Purismo enquanto as expressões a que mais se aproxima sua obra. Constata que a isso se acrescentam determinados princípios do Construtivismo. Procurando analisar a relação entre as formas e o espaço, constata que os volumes de Niemeyer revelam, especialmente na fase pós-Brasília, o mesmo caráter auto-referente e espacialmente autônomo da escultura a que se remetem. Enfocando o contexto brasileiro, a análise verifica que o traço sinuoso de seu desenho ("curva livre e sensual") - embora possa ser lido enquanto referência à paisagem e ao Barroco (signos de brasilidade) ou associado, ainda que de modo subliminar, à determinada imagem sobre a realidade social (Gilberto Freyre, Mário de Andrade) - consubstancia formas que mantém flagrante vínculo com aquelas vertentes da arte européia. O estudo conclui que - independentemente da relevância que adquirem para Niemeyer referências arquitetônicas como Le Corbusier ou Mies van der Rohe - tais vertentes artísticas constituem uma importante via para a compreensão de sua obra
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
-
Resumen en inglés
This thesis examines the relationships between architectural production of Oscar Niemeyer (1936-2002) and Modern Art. This study points out a kind of Modern Sculpture (Arp and Brancusi), Synthetic Cubism and Purism as the nearest expressions concerned with his work. It also adds some bases of Constructivism. In search of analyzing the relationship between forms and space, the thesis can see that Niemeyer volumes reveal, especially in post-Brasília phase, the same self-regarding aspect and spatial autonomy we can see in the Modern Sculpture. By focusing the Brazilian context, the analysis verifies that the wavy trace of his drawing ("a free and sensual curve") - in spite of being considered as reference to our landscape and Baroque (signs of Brazilianism) or even in a underlying way, related to determined image about social reality (Gilberto Freyre, Mário de Andrade) - it consolidates forms that keep a flagrant link with those european avant-gardes. The study concludes that - independent of Le Corbusier or Mies van der Rohe's influence has in Niemeyer's production - such artistic slopes constitute an important way for comprehending his work
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.