• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2002.tde-16032021-162051
Documento
Autor
Nome completo
Ivana Soares Paim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Chiarelli, Domingos Tadeu (Presidente)
Costa, Helouise Lima
Lourenço, Maria Cecilia França
Título em português
Por enxergar demais. A pintura de Hugo Adami
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
Este estudo tem por objetivo contextualizar e esclarecer a importância da pintura do artista paulistano Hugo Adami para o Modernismo de São Paulo, como também, analisar esta produção entre o início da década de vinte e meados dos anos quarenta. A abordagem de sua pintura permeia questões como o Acadêmico, o Realismo, a pintura não-figurativa e as tendências de Retorno à Ordem, surgidas na Europa no período entre guerras. Esta monografia se propõe também a analisar o reflexo daquelas questões na arte brasileira e o reconhecimento de suas diretrizes nas pinturas de Adami, que seriam significativas para o desenvolvimento do projeto modernista de Mário de Andrade, em São Paulo, no final dos anos vinte.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
This monograph aims to contextualize and clarify the importance that Hugo Adami's paintings had to the development of Modernism in São Paulo. It also analyses his paintings produced within the beginning of the twenties and the middle forties. The study about Adami's paintings takes in account subjects such as the Academism, the Realism, the non-figurative painting and the Call to Order trends, which took place in Europe in the period between Wars. It considers as well, the way those movements were reflected on Brazilian Art and why the critic Mário de Andrade recognized in Adami's paintings the guiding lines he used to make his theories for Modernism in São Paulo, in the latest twenties.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
IvanaSoaresPaim.pdf (13.15 Mbytes)
Data de Publicação
2021-03-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.