• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-05072009-183049
Document
Auteur
Nom complet
Helena Hofmeister Martins Costa
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Grinberg, Norma Tenenholz (Président)
Chaia, Miguel Wady
Mubarac, Luiz Claudio
Titre en portugais
Através do Silêncio
Mots-clés en portugais
Paço das Artes
Resumé en portugais
As reflexões a seguir têm a fotografia como foco principal, partem de questões nascidas durante o processo de criação e realização do meu trabalho plástico. Partindo da apropriação de fotografias do começo do século XX até aproximadamente os anos cinqüenta, procurei observar estruturas e sistemas de representação nos retratos de grupos de pessoas, especialmente os de famílias. O resultado foi apresentado numa exposição realizada dentro do programa Temporada de Projetos, no Paço das Artes (USP) em maio de 2004. O texto a seguir é fruto do intercâmbio entre prática fotográfica, análise de imagens e reflexões teóricas. No desenvolvimento do trabalho a fotografia foi abordada a partir de aspectos variados: um que investiga a linguagem fotográfica como um sistema de captação e produção de imagens; outro que vê na fotografia um meio de pensar o homem inscrito no tempo; outro ainda que descobre nos retratos uma representação mais do que um espelho da realidade.
Titre en anglais
Através do Silêncio
Mots-clés en anglais
Paço das Artes
Resumé en anglais
The reflections that follow have photography as their main focus. They come from questions raised during the creative process of my work. Starting with the appropriation of photographs of the 20th century up to approximately the fifties, I tried to observe the structures and systems of representations in the portraits of groups of people, especially the family groups. The result was presented in an exhibition within the program Temporada de Projetos in the Paço das Artes in the University of São Paulo in May 2004. The text that follows is the fruit of the interchange between the photographic performance, image analysis and theoretical reflexions. In the development of my work, photography was approached rising from different aspects such as: one that investigates the photographic language as a system of grasping and production of images; the other sees is photography a means of thinking about man inscribed in his times; and still the other discovers in the portraits a representation, more than just a mirror of reality.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
4786690.pdf (7.14 Mbytes)
Date de Publication
2009-07-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.