• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.1992.tde-03052024-143727
Documento
Autor
Nome completo
Maria Izabel Meirelles Reis Branco Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1992
Orientador
Banca examinadora
Ajzenberg, Elza Maria (Presidente)
Batista, Marta Rossetti
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo
Título em português
O museu doméstico. São Paulo 1890-1920
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
O presente trabalho tem como objetivo a análise das coleções particulares de arte reunidas na cidade de São Paulo entre 1890 e 1920. Compreende um estudo preliminar do caráter das coleções e do perfil do colecionador, de modo a obter subsídios teóricos para compreensão do caso paulistano. Os recursos advindos da cultura e comercialização do café, foram responsáveis pela modernização da cidade e pela dinamização da vida cultural e forneceram os elementos necessários para o estabelecimento de um meio artístico ainda que provinciano. Esses fatores permitiram a formação de um público comprador de obras de arte, tanto em termos do surgimento de coleções de arte como de aficionados que procuravam manter apenas alguns objetos para apreciação estética dentro de seu universo cotidiano. Observa-se que as coleções se constituíam de modo informal, sem preocupações curatoriais, regidas pelo ecletismo e por princípios de acumulação. Estes conjuntos obedeciam aos cânones do realismo burguês e tinham como intenção criar ambientes agradáveis. Visavam a aproximação dos padrões da burguesia européia plenamente estabelecida, que pela ótica de uma situação de dependência cultural serviam como aval de civilização e índice de progresso.
Título em francês
-
Palavras-chave em francês
-
Resumo em francês
Ce travail a pour objectif l'analyse des collections particulieres d'art, réunies à São Paulo, entre 1890 et 1920. li contient une étude préliminaire sur le caractere des collections et sur le profil du collectionneur, a fin de fournir les informations théoriques nécessaires pour la compréhension de notre sujet. Les resources provenant de la culture et de la commercialisation du café ont été les responsables du procês de modernisation de la ville et de la dynamisation de la vie culturelle, ainsi qu'ils ont rendu possibles des éléments nécessaires pour l'établissement d'un milieu artistique, quoique provincial. Ces facteurs ont permis la formation d'un publique qui s'intéressait pour acheter des oeuvres d'art, des collectionneurs aussi bien que des amateurs quine cherchaient des objets que pour l'appréciation esthétique dans son univers quotidien. On peut remarquer que les collections se constituaient d'une maniêre informelle, sans des préoccupations systématiques avec les objets, rég ies par l'éclectisme et par des príncipes d'accumulation. Ces ensembles obéissaient aux canons du réal isme bourgeois et avaient pour but créer des ambiances agréables. 11s envisageaient le rapprochement aux standards de la bourgeoisie européenne, qui selon le point de vue d'une situation de dépendence culturelle, assuraient un certain degré de civilisation et de progrês.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.