• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2020.tde-25102021-125448
Documento
Autor
Nome completo
Rosimeire Plimolan França
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2020
Orientador
Banca examinadora
Campanelli, Ana Paula (Presidente)
Lima, Hayana Ramos
Pinheiro, Cláudia Ramos
Vieira, Narciso Almeida
Título em português
Imunologia e as perspectivas de interesse e aprendizado por estudantes dos cursos de Medicina e Odontologia
Palavras-chave em português
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Sistema imunológico
Resumo em português
Alguns autores já relataram as dificuldades encontradas pelos alunos em entender os conteúdos complexos que abordam o ensino de imunologia durante o Ensino Médio. É de suma importância para o direcionamento de novas abordagens pedagógicas, avaliar o conhecimento prévio sobre o sistema imunológico de alunos do ensino medio. Na primeira etapa deste estudo, utilizou-se um questionário para analisar as concepções prévias sobre o sistema imune dos estudantes recém-ingressos na faculdade. Na segunda etapa, para verificar quais foram os conceitos que os alunos passaram a adquirir, aplicou-se as mesmas questões da primeira etapa. Verificamos, para os alunos do curso de Odontologia durante a primeira análise, que mais de 50% de acertos estavam relacionados com questões fáceis, 33,33% de acertos das questões intermediárias e, apenas 16,29% de acertos das questões complexas. Na segunda análise, os resultados evidenciaram uma melhora significativa na porcentagem de acertos, uma vez que, das oito questões propostas, todas tiveram um predomínio acima de 85% de acertos. Em relação aos resultados para o curso de Medicina, na primeira análise, os resultados evidenciaram que mais de 50% de acertos estavam relacionados a questões fáceis, 40% a questões intermediárias e 25% das questões, complexas. Na segunda análise, verificamos uma melhora nos acertos das questões mais fáceis e intermediárias e, para as questões mais complexas, houve melhora, mas não muito significativa de 25% para 31,48%. Após a análise, verificou-se uma melhora signigicativa no aprendizado pós-conteúdo ministrado em ambos os cursos, demonstrando o interesse em aprender e adquirir conhecimento através do estudo e que, somados ao conhecimento prévio trazidos do ensino médio, conseguem promover mudanças conceituais de senso comum para o científico.
Título em inglês
Immunology and the perspectives of interest and learning by medical and dental students graduates of medicine and dentistry
Palavras-chave em inglês
High School
Immune system
Teaching-learning
Resumo em inglês
Learning Immunology poses a challenge to many high school students. it is necessary a full examination and redesign of the education of high school students to improve outcomes for all high school students to become adequately prepared for college. To assess students' prior knowledge, we raise questions about immune system. These questions were applied in the first and last day of immunology course. During the first analysis, we found that, for dentistry students, more than 50% of correct answers were related to simple questions, 33.33% to intermediate questions, and only 16.29% to complex questions. In the final analysis, the results showed a significant improvement in the percentage of correct answers, with a predominance above 85% of correct answers. Regarding the results for the medical students, during the first analysis, the results showed that more than 50% of correct answers were related to simple questions, 40% to intermediate questions and 25% to complex questions. In the final analysis, we found a significant improvement in the percentage of correct answers, but statistical significance was not the same. We were able to verify a significant improvement with the post-content learning demonstrating capacity and interest in learning, added to the previous knowledge brought from High School.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-10-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.