• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2020.tde-25102021-125448
Documento
Autor
Nombre completo
Rosimeire Plimolan França
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2020
Director
Tribunal
Campanelli, Ana Paula (Presidente)
Lima, Hayana Ramos
Pinheiro, Cláudia Ramos
Vieira, Narciso Almeida
Título en portugués
Imunologia e as perspectivas de interesse e aprendizado por estudantes dos cursos de Medicina e Odontologia
Palabras clave en portugués
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Sistema imunológico
Resumen en portugués
Alguns autores já relataram as dificuldades encontradas pelos alunos em entender os conteúdos complexos que abordam o ensino de imunologia durante o Ensino Médio. É de suma importância para o direcionamento de novas abordagens pedagógicas, avaliar o conhecimento prévio sobre o sistema imunológico de alunos do ensino medio. Na primeira etapa deste estudo, utilizou-se um questionário para analisar as concepções prévias sobre o sistema imune dos estudantes recém-ingressos na faculdade. Na segunda etapa, para verificar quais foram os conceitos que os alunos passaram a adquirir, aplicou-se as mesmas questões da primeira etapa. Verificamos, para os alunos do curso de Odontologia durante a primeira análise, que mais de 50% de acertos estavam relacionados com questões fáceis, 33,33% de acertos das questões intermediárias e, apenas 16,29% de acertos das questões complexas. Na segunda análise, os resultados evidenciaram uma melhora significativa na porcentagem de acertos, uma vez que, das oito questões propostas, todas tiveram um predomínio acima de 85% de acertos. Em relação aos resultados para o curso de Medicina, na primeira análise, os resultados evidenciaram que mais de 50% de acertos estavam relacionados a questões fáceis, 40% a questões intermediárias e 25% das questões, complexas. Na segunda análise, verificamos uma melhora nos acertos das questões mais fáceis e intermediárias e, para as questões mais complexas, houve melhora, mas não muito significativa de 25% para 31,48%. Após a análise, verificou-se uma melhora signigicativa no aprendizado pós-conteúdo ministrado em ambos os cursos, demonstrando o interesse em aprender e adquirir conhecimento através do estudo e que, somados ao conhecimento prévio trazidos do ensino médio, conseguem promover mudanças conceituais de senso comum para o científico.
Título en inglés
Immunology and the perspectives of interest and learning by medical and dental students graduates of medicine and dentistry
Palabras clave en inglés
High School
Immune system
Teaching-learning
Resumen en inglés
Learning Immunology poses a challenge to many high school students. it is necessary a full examination and redesign of the education of high school students to improve outcomes for all high school students to become adequately prepared for college. To assess students' prior knowledge, we raise questions about immune system. These questions were applied in the first and last day of immunology course. During the first analysis, we found that, for dentistry students, more than 50% of correct answers were related to simple questions, 33.33% to intermediate questions, and only 16.29% to complex questions. In the final analysis, the results showed a significant improvement in the percentage of correct answers, with a predominance above 85% of correct answers. Regarding the results for the medical students, during the first analysis, the results showed that more than 50% of correct answers were related to simple questions, 40% to intermediate questions and 25% to complex questions. In the final analysis, we found a significant improvement in the percentage of correct answers, but statistical significance was not the same. We were able to verify a significant improvement with the post-content learning demonstrating capacity and interest in learning, added to the previous knowledge brought from High School.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-10-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.