• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2023.tde-18052023-161333
Documento
Autor
Nombre completo
Beatriz Sobrinho Sangalette
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2023
Director
Tribunal
Shinohara, André Luis (Presidente)
Andreo, Jesus Carlos
Capelari, Marcos Maurício
Toledo, Gustavo Lopes
Título en portugués
Criação do "PodcastAnatomy-FOB/USP" como ferramenta no ensino remoto
Palabras clave en portugués
Anatomia digital
Ensino de anatomia
Odontologia
Resumen en portugués
O ensino tem se valido de inúmeras tecnologias de apoio, estas se tornando mais evidentes durante o periodo de distanciamento social vivenciado durante a pandemia da COVID-19. Com isso, objetivou-se criação de um Podcast para contribuir no enfretamento das medidas emergenciais amenizando o déficit de aprendizagem na comunidade universitária e estabelecer base sólida no ensino da anatomia, visando as necessidades futuras. O trabalho foi constituído de 4 etapas: 1°- elaboração do material didático por roteiros de gravação, bem como treinamento da expressividade vocal, 2°- Criação do conteúdo de mídia em formato Podcast, com gravações prévias de áudios-teste com o software Sound forge®, 3° Distribuição dos Podcasts no Spotfy® com disponibilização pública do conteúdo e análise da aplicabilidade onde participaram 36 alunos da graduação da FOB/USP dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina, divididos em Grupo Convencional (GC) e grupo Podcast (GP), foram aplicadas avaliações sobre assuntos de anatomia, coletado as médias das notas das avaliações e 4° Análise estatística. Resultados demonstraram tendência positiva para os Grupos Podcast, bem como o questionário de satisfação trouxe feedback favorável ao método complementar, denotando boa aceitação. Pode-se concluir que o ensino de Anatomia é enriquecido com uso do Podcast como método complementar, sendo uma boa opção para os alunos e bem aceito no meio acadêmico devido seu fácil acesso e qualidade do material exposto.
Título en inglés
Development of the "PodcastAnatomy - FOB/USP" as a distant learning tool
Palabras clave en inglés
Anatomy teaching
Dentistry
Digital anatomy
Resumen en inglés
Teaching has made use of numerous assistive technologies, which were particularly evident during the period of social distancing due to the COVID-19 pandemic. Therefore, the goal of this study was to create a podcast that would help address the emergency measures, mitigate the learning deficit in the university community, and provide a solid foundation for anatomy teaching to meet future needs. The work consisted of 4 phases: 1°- elaboration of the didactic material through the recording of scripts, as well as training in vocal expression; 2°- creation of the media content in podcast format, with prior recording of test audios using the Sound Forge® software; 3°- dissemination of the podcasts on Spotify® with public availability of the content and analysis of applicability; 36 dental (FOB /USP), speech therapy and medical students, divided into the conventional group (CG) and the podcast group (PG), rated different topics of anatomy; and 4°- Statistical analysis comparing the average scores of the two groups. The results showed a positive trend and higher satisfaction for the PG, indicating good acceptance. It can be concluded that anatomy teaching is enriched by the use of podcasts as a complementary method. Podcasts are a good option for students and are well accepted by professors due to their easy access and the quality of the material presented.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.