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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2021.tde-04022022-173521
Documento
Autor
Nombre completo
Larissa Barbosa Borges de Araújo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2021
Director
Tribunal
Duarte, Marco Antonio Hungaro (Presidente)
Alcalde, Murilo Priori
Gavini, Giulio
Vivan, Rodrigo Ricci
Título en portugués
Impacto da cinemática na eficiência e segurança de um instrumento mecanizado no glide path do segundo canal mésio-vestibular de molares superiores
Palabras clave en portugués
Endodontia
Instrumentos odontológicos
Preparo de canal radicular
Resumen en portugués
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de diferentes cinemáticas na eficiência e segurança de preparação do glide path em canais mésio-vestibular 2 utilizando o instrumento Pro Design Logic 15.03, bem como a resistência torcional destes instrumentos em função da cinemática após as preparações de glide path. Foram utilizados 36 molares superiores contendo o canal MV2 que foram distribuídos em 4 grupos (n=9) de acordo com a cinemática utilizada para a preparação do glide path com o instrumento Pro Design Logic 15.03, sendo: RC: Rotação Contínua a 350 rpm e torque de 1 N.cm; REC150: Movimento Reciprocante 150°/30° a 400rpm; REC90: Movimento Reciprocante 90°/30° a 500rpm e OGP: Movimento Optimum Glide Path. Foram contabilizados o tempo que o instrumento demandou para o preparo do glide path, assim como a frequência absoluta e percentual dos canais em que foi possível atingir o comprimento total de trabalho. Analisou-se também a distância atingida pelo instrumento no interior do canal, sendo considerado 0 quando atingido o comprimento total de trabalho, e para os canais em que isto não foi possível, mediu-se a diferença entre a ponta do instrumento e o forame apical. A frequência absoluta e percentual de instrumentos fraturados durante a preparação também foi avaliada. O teste de torção (3630-1;1992) foi realizado em instrumentos Pro Design Logic 15.03 novos e naqueles utilizados na preparação do glide path para avaliar a influência da cinemática na resistência torcional dos mesmos. Os dados foram comparados estatisticamente empregando nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que não houve diferenças significantes entre os grupos com relação ao tempo gasto para a preparação do glide path, a frequência absoluta de canais em que se conseguiu o alcance do comprimento total de trabalho, a distância atinginda pelos instrumentos, assim como o número de instrumentos fraturados durante o procedimento. A comparação entre grupos não mostrou diferenças significativas na força máxima de torção entre os instrumentos. O grupo RC apresentou uma redução significativa no ângulo de rotação máximo em relação aos grupos de instrumentos novos, REC90 e OGP. O grupo REC150 não apresentou diferença significativa com relação ao grupo RC, bem como não obteve sua deflexão angular alterada de forma significativa em relação aos instrumentos novos. Os grupos REC90 e OGP também não apresentaram diferenças significativas nos valores de deflexão angular em relação aos instrumentos novos. Concluiu-se que o tipo de cinemática não afetou a eficiência e taxa de sucesso da preparação de glide path utilizando o instrumento Pro Desgin Logic 15.03. O movimento de rotação contínua gera mais estresse torcional nos instrumentos de glide path diminuindo a sua segurança, enquanto os movimentos reciprocantes de angulações 150°/30, 90°/30° e o OGP se comportaram de maneira semelhante na fadiga torcional destes instrumentos.
Título en inglés
Impact of kinematics in the efficiency and safety of a mechanized instrument in the glide path of the second mesiobuccal of maxillay molars
Palabras clave en inglés
Dental instruments
Endodontics
Root canal preparation
Resumen en inglés
The aim of this study was to evaluate the influence of different kinematics on the efficiency and safety glide path preparation in second mesiobuccal canal (MB2) using the Pro Design Logic 15.03 instrument, as well as the torsional strength of these instruments as a function of kinematics after glide path preparations. 36 maxillary molars containing the MB2 canal were used and distributed into 4 groups (n=9) according to the kinematics used to prepare the glide path with pathfinding Pro Design Logic 15.03, being: RC: Continuous Rotation at 350 rpm and torque of 1 N.cm; REC150: Reciprocation Movement 150°/30° at 400rpm; REC90: Reciprocation Movement 90°/30° at 500rpm and OGP: Optimum Glide Path Movement. The time required by the instrument to prepare the glide path was recorded, as well as the absolute frequency and percentage of canals in which it was possible to reach the total length of work. The distance reached by the instrument inside the canal was also analyzed, being considered 0 when the total working length was reached, and for the canals where this was not possible, the difference between the instrument tip and the apical foramen was measured. The absolute and percentage frequency of fractured instruments during preparation was also evaluated. The torsion test (3630-1;1992) was performed on new Pro Design Logic 15.03 instruments and on those used in the glide path preparation to evaluate the kinematics influence on their torsional strength. Data were compared statistically using a significance level of 5%. The results showed that there were no significant differences between the groups regarding the time taken to prepare the glide path, the absolute frequency of canals in which the total working length was reached, the distance reached by the instruments, as well as the number of instruments fractured during the procedure. The comparison between groups did not show significant differences in the maximum torsional force between the instruments. The RC group showed a significant reduction in the maximum rotation angle compared to the new instrument groups, REC90 and OGP. The REC150 group did not present a significant difference in relation to the RC group, and its angular deflection did not significantly change compared to the new instruments. The REC90 and OGP groups also did not present significant differences in the angular deflection values in relation to the new instruments. It was concluded that the type of kinematics did not affect the efficiency and success rate of the glide path preparation using the Pro Desgin Logic 15.03 instrument. The continuous rotation movement generates more torsional stress on pathfindings instruments, decreasing their safety, while the reciprocating movements of 150°/30, 90°/30° angles and the OGP behaved similarly in the torsional fatigue of these instruments.
 
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Fecha de Publicación
2022-02-08
 
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