Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2019.tde-01102021-153539
Documento
Autor
Nome completo
Júlia Bertolaccini Bastos Neves
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2019
Orientador
Banca examinadora
Peres, Sílvia Helena de Carvalho Sales (Presidente)
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro
Dalben, Gisele da Silva
Grec, Patrícia Garcia de Moura
Título em português
Avaliação da qualidade da assistência à saúde em clínicas-escola de Odontologia e Fonoaudiologia
Palavras-chave em português
Indicadores de qualidade em assistência à saúde
Pesquisa sobre serviços de saúde
Satisfação do paciente
Sistema Único de Saúde
Resumo em português
O presente estudo dedicou-se em avaliar a qualidade da assistência à saúde oferecida por uma instituição pública de ensino superior, contemplando as áreas de Odontologia e Fonoaudiologia, no modelo da Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde. A amostra foi constituída por 90 indivíduos atendidos nas clínicas da Faculdade de Odontologia de Bauru, sendo 64 na de Odontologia e 26 na clínica de Fonoaudiologia. Os itens que foram analisados: agilidade no agendamento; agilidade no atendimento; acolhimento; confiança; ambiência; marcas da humanização; expectativa sobre o serviço; e satisfação do usuário. Foram usados dois questionários: socioeconômico para descrever o perfil dos usuários e o questionário de satisfação. A Regressão Linear Simples e a Regressão Linear Multivariada foram realizadas (p<0,05). Os resultados demonstraram que a satisfação quanto a qualidade da assistência oferecida foi boa e muito boa em sua maioria. Pontos destacados na qualidade foram tempo de espera para primeira consulta, tempo de espera para ser atendido, facilidade de localização da clínica, atendimento da recepção e da equipe de saúde, segurança e confiança durante o atendimento. Os usuários mostraram satisfeitos com a qualidade da assistência à saúde oferecidas tanto na área de Odontologia como na de Fonoaudiologia, especialmente com a humanização, acolhimento e tratamento.
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
Health Care Quality Indicators
Health Services Research
Patient Satisfaction
Unified Health System
Resumo em inglês
The present study focused on evaluating the quality of health care offered by a public institution of higher education, including the areas of Dentistry and Speech-Language Pathology, in the User Satisfaction Survey of the National Health Services Evaluation Program. The sample consisted of 90 individuals attended in the clinics of the Faculty of Dentistry of Bauru, being 64 in Dentistry and 26 in the Speech Therapy clinic. Items that have been checked are: agility in scheduling; agility in care; host; confidence; ambience; marks of humanization; expectation about the service; user satisfaction. Two questionnaires were used: socioeconomic to describe the users' profile and the satisfaction questionnaire. Simple Linear Regression and Multivariate Linear Regression were performed (p <0.05). The results showed that satisfaction with the quality of care offered was good and very good in the majority. Highlights in quality were waiting time for the first consultation, waiting time to be attended, ease of location of the clinic, attendance of the reception and the health team, safety and reliability during care. Users were satisfied with the quality of health care offered in both Dentistry and Speech Therapy, especially with the humanization, reception and treatment.
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Data de Publicação
2021-10-01