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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2021.tde-30112021-113832
Documento
Autor
Nome completo
Lia Netto Vaz Faiad
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2021
Orientador
Banca examinadora
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro (Presidente)
Freire, Thaís
Hage, Simone Rocha de Vasconcellos
Mattar, Tais de Lima Ferreira
Título em português
Desenvolvimento do processamento fonológico em crianças inseridas no ensino bilíngue
Palavras-chave em português
Aprendizagem Alfabetização.
Avaliação
Bilinguismo
Escrita
Leitura
Resumo em português
O ensino bilíngue é uma realidade mundial e nos últimos anos vem se fortalecendo em nossa sociedade. Entretanto, ainda há carência, sobretudo de estudos científicos, que abordem a temática em nosso país. Independentemente do idioma, o processamento fonológico é tradicionalmente associado ao desenvolvimento da leitura e da escrita. O objetivo deste estudo foi verificar o desempenho de escolares bilíngues nas três habilidades do processamento fonológico - memória fonológica, consciência fonológica e acesso ao léxico e, compará-lo ao desempenho de escolares monolíngues. Participaram da pesquisa 72 crianças do primeiro ano do ensino Fundamental da cidade de Bauru-SP, divididas em dois grupos: GB (grupo bilíngue - português e inglês) composto por 38 escolares e GM (grupo monolíngue) composto por 34 escolares. O Grupo Bilíngue apresentou desempenho estatisticamente superior nas três habilidades do processamento fonológico.
Título em inglês
Phonological processing development in bilingual students
Palavras-chave em inglês
Bilingualism
Evaluation
Learning
Literacy
Reading
Writing
Resumo em inglês
Bilingual education is a world reality and in recent years it has been strengthening in our society. However, there is still a lack, especially of scientific studies, that address the theme in our country. Regardless of language, phonological processing is traditionally associated with the development of reading and writing. The aim of this study was to verify the performance of bilingual schoolchildren in the three phonological processing skills - phonological memory, phonological awareness and access to the lexicon and compare it to the performance of monolingual students. The study was 72 children from the first year of elementary school in the city of Bauru-SP, divided into two groups: GB (bilingual group - Portuguese and English) composed of 38 students and GM (monolingual group) composed of 34 students. The Bilingual Group presented statistically superior performance in the three phonological processing skills.
 
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Data de Publicação
2021-11-30
 
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