• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Wanessa Cavaglieri Santos Pini
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2019
Orientador
Banca examinadora
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro (Presidente)
Abramides, Dagma Venturini Marques
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
Mendes, Liliane Campos Stumm
Título em português
Dislexia e a formação de docentes: elaboração de um curso à distância para professores do ensino regular
Palavras-chave em português
Capacitação de professores
Dislexia
Educação à distância
Leitura
Telessaúde
Resumo em português
Em meio às diversidades existentes nas salas de aula, destacam-se os alunos com Transtornos de Aprendizagem e Dislexia, uma população com necessidades específicas de aprendizagem. O desenvolvimento integral destes estudantes possibilita o aprendizado e o estabelecimento de relações de convivência em sociedade. Para isso, os professores devem ser capazes de reconhecer, identificar precocemente a presença destas alterações e, juntamente com uma equipe multidisciplinar, trabalhar em estratégias que contemplem um ensino adaptado e ajustado às crianças disléxicas. Entretanto, a literatura revela que muitos professores possuem conhecimento superficial sobre a dislexia e os aspectos que envolvem a aprendizagem, devido ao pouco conhecimento ofertado nos cursos de formação básica e dificuldade de acesso aos cursos de formação continuada. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo elaborar e avaliar um curso online de capacitação e educação continuada na modalidade de Educação a Distância (EAD) sobre Dislexia para professores do Ensino Fundamental. O curso online de capacitação e educação continuada de professores: Dislexia: definição, contexto e diálogo foi organizado com o intuito de auxiliar, fornecer informações e possibilitar a formação continuada e progressão profissional a professores quanto ao tema Transtornos de aprendizagem: Dislexia. A tecnologia selecionada para a disponibilização do curso foi uma plataforma de modalidade de Educação a Distância. De acordo com as avaliações dos juízes, conclui-se que, a elaboração do curso voltado a dislexia cumpriu os objetivos propostos no estudo, contribuindo de forma relevante e adequada para a formação continuada de professores atuantes no ensino regular como uma estratégia tecnológica, efetiva e consistente para a complementação do aprendizado dos educadores.
Título em inglês
 
Palavras-chave em inglês
Distance education
Dyslexia
Reading
Teacher training
Telehealth
Resumo em inglês
Amidst the diversity of classrooms, students with Learning Disorders and Dyslexia, a population with specific learning needs, stand out. The integral development of these students makes possible the learning and the establishment of relations of coexistence in society. For this, teachers should be able to recognize, identify early on the presence of these changes and, together with a multidisciplinary team, work on strategies that contemplate adapted and adjusted education for dyslexic children. However, the literature reveals that many teachers have superficial knowledge about dyslexia and aspects that involve learning due to the lack of knowledge offered in basic training courses and difficulty in accessing continuing education courses. Therefore, the present study aims to elaborate and evaluate an online course of training and continuing education in the modality of Distance Education (EAD) on Dyslexia for elementary school teachers. The online course for the training and continuing education of teachers: "Dyslexia: definition, context and dialogue" was organized with the purpose of assisting, providing information and enabling continuing education and professional progression to teachers on the topic of Learning Disorders: Dyslexia. The technology selected for the provision of the course was a platform of distance education modality. According to the judges' evaluations, it was concluded that the preparation of the course for dyslexia fulfilled the objectives proposed in the study, contributing in a relevant and adequate way for the continuing education of teachers working in regular education as a technological strategy, effective and to complement the learning of educators.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-09-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.