• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.25.2022.tde-26012023-151030
Documento
Autor
Nome completo
Joice de Moura Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2022
Orientador
Banca examinadora
Moret, Adriane Lima Mortari (Presidente)
Araujo, Eliene Silva
Fidêncio, Vanessa Luisa Destro
Lopes, Natália Barreto Frederigue
Título em português
Desenvolvimento de um website como apoio ao treinamento das habilidades auditivas de crianças: adesão dos pais
Palavras-chave em português
Criança
Pais
Perda auditiva
Reabilitação do deficiente auditivo
Sistemas on-line
Resumo em português
Treinamentos auditivos digitais têm sido utilizados como apoio aos pais e aos fonoaudiólogos na minimização das dificuldades auditivas de crianças. Estes recursos tecnológicos tratam-se de estratégias inovadoras na facilitação da intervenção terapêutica, em virtude da motivação da participação das crianças e da possibilidade de continuidade ao treinamento auditivo no ambiente domiciliar, do aumento da adesão e do empoderamento familiar no processo terapêutico e do custo-benefício. Os objetivos desta pesquisa foram: 1-desenvolver um website como recurso de apoio aos pais e/ou responsáveis no treinamento das habilidades auditivas de crianças com deficiência auditiva; 2- verificar a adesão dos pais e/ou responsáveis e o impacto do website no aprimoramento das habilidades auditivas de crianças com deficiência auditiva. A casuística foi composta por dois grupos, sendo: G1 - experimental: dez crianças e familiares, G2 - demanda espontânea: 45 crianças e familiares. O website foi avaliado pela equipe científica quanto à jogabilidade e à legibilidade. Doze fonoaudiólogos juízes analisaram a qualidade do produto por meio do questionário Emory e a usabilidade com o instrumento SUS e as questões específicas do website, estas duas últimas análises também foram realizadas pelos familiares. O desempenho funcional auditivo das crianças e o envolvimento familiar no processo de reabilitação foram investigados no G1 pré e pós treinamento auditivo por meio do questionário PEACH e por um instrumento elaborado pelo pesquisador. No G2 estas avaliações ocorreram na condição pré treinamento. O produto final consistiu em um website de treinamento auditivo intitulado Aprendendo a ouvir: atividades auditivas para crianças e seus pais, disponível no endereço eletrônico: https://aprendendoaouvir.fob.usp.br/. Propôs-se a realização do treinamento auditivo 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, durante 30 dias. Na análise da legibilidade as instruções das atividades do website foram classificadas com alta legibilidade e o material de orientação e os demais textos com média legibilidade. No Emory, os fonoaudiólogos consideraram a qualidade do conteúdo do website excelente. Quanto à usabilidade medida pelo SUS, 50% dos avaliadores classificaram o produto como excelente e 50% melhor alcançável. Paralelamente, 30% dos familiares indicaram a usabilidade excelente e 40% melhor alcançável. De 152 famílias cadastradas no website, 55 iniciaram o treinamento auditivo. As dez crianças do grupo G1 finalizaram todas as atividades auditivas. No G2 duas crianças jogaram até o módulo 3, sete até o módulo 2 e 36 jogaram e finalizaram o módulo 1. Não houve diferenças estatisticamente significantes na comparação do questionário PEACH nas condições pré e pós treinamento auditivo do grupo G1. O website atendeu as prioridades quanto às inovações tecnológicas, além de alcançar as demandas de inclusão no que se referem: à identidade, à legibilidade, ao conteúdo, à usabilidade e à jogabilidade. Assim, resultou em um produto especializado e acessível ao público alvo e possibilitou o alcance de familiares em 22 (84,6%) diferentes estados do Brasil e no Distrito Federal. Observou-se ainda, potencial de impacto positivo nas habilidades auditivas de crianças e no envolvimento familiar, sendo que o monitoramento da família foi identificado como impulsionador para a adesão.
Título em inglês
Development of a website to support the training of childrens listening skills: parents adherence
Palavras-chave em inglês
Child
Correction of hearing impairment
Hearing loss
On-line systems
Parents
Resumo em inglês
These technological resources are innovative strategies to facilitate the therapeutic intervention due to the motivation of the children's participation and the possibility of continuing the auditory training in the home environment, the increase in adherence and family empowerment in the therapeutic process, and the cost benefit. The objectives of the present research were: 1- to develop a website as a resource to support parents and/or guardians in training the auditory skills of children with hearing loss; 2- verify the adherence of parents and/or guardians and the impact of the website in improving the hearing skills of children with hearing loss. The casuistry consisted of two groups as follows: G1 - experimental: ten children and family members, G2 - spontaneous demand: 45 children and family members. The website was evaluated by the scientific team for playability and readability. Twelve speech therapist judges analyzed the quality of the product through the Emory questionnaire and the usability through the SUS instrument and the specific questions on the website, these last two analyses were also performed by the family members. The children's auditory functional performance and family involvement in the rehabilitation process were investigated in G1 before and after auditory training using the PEACH questionnaire and an instrument developed by the researcher, respectively. In G2, these evaluations occurred in the pre-training condition. The final product consisted of an auditory training website entitled Aprendendo a ouvir: atividades auditivas para crianças e seus pais available at: https://aprendendoaouvir.fob.usp.br/. It was proposed to carry out auditory training 30 minutes a day, five times a week for 30 days. In the legibility analysis, the text used in the website activities instructions was classified with high readability and the guidance material and other texts with medium readability. The speech therapists considered the quality of the website content excellent regarding usability, 50% of the evaluators rated the product as excellent and 50% best achievable. At the same time, 30% of family members indicated excellent usability and 40% best achievable. Of 152 families registered on the website, 55 started auditory training. The ten children in the G1 group completed all the listening activities. In G2, two children played until module 3, seven played until module 2 and 36 played and finished module 1. There were no statistically significant differences in the comparison of the PEACH questionnaire in the pre and post auditory training conditions of the G1 group. The website met the priorities regarding technological innovations, in addition to the demands for inclusion in terms of identity, readability, content, usability and playability. It resulted in a specialized product accessible to the target audience and made it possible to reach family members in 22 (84.6%) different states of Brazil and the Federal District. There was also a potential for a positive impact on children's hearing skills and family involvement. Family monitoring was identified as a booster for adherence.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.