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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2021.tde-25112021-132451
Documento
Autor
Nome completo
Tayna Maiara Pilla Rodrigues
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2021
Orientador
Banca examinadora
Abramides, Dagma Venturini Marques (Presidente)
Caldana, Magali de Lourdes
Carleto, Natalia Gutierrez
Ribas, Mariani da Costa
Título em português
Treinamento de habilidades sociais em cuidadores de indivíduos com afasia: efeitos na qualidade de vida?
Palavras-chave em português
Afasia
Cuidado
Habilidades sociais
Qualidade de vida
Resumo em português
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é muito conhecido pelas suas condições transitórias ou permanentes, e suas múltiplas consequências, a afasia é uma das complicações mais registradas, apresentando limitações significativas no dia-a-dia do indivíduo acometido e nos familiares responsáveis pelos cuidados. Estudos mostram a importância da qualidade dos relacionamentos sociais para o bem estar físico, psicológico e social, e evidencia o alto índice de sobrecarga de cuidadores. Mesmo sendo cuidados dispostos a alguém que se estima, pode ser estressante e levar à diminuição na percepção de qualidade de vida, e aumento da sobrecarga. Existe a correlação entre a qualidade de vida do cuidador e de seu familiar assistido, e apesar de ser reconhecido o impacto global na qualidade de vida nesta população, a literatura revela-se escassa no que tange aos métodos de intervenção. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo geral verificar os efeitos de um programa de treinamento de habilidades sociais (THS) em grupo para cuidadores familiares e seu impacto na qualidade de vida dos cuidadores, bem como sua repercussão na qualidade de vida dos indivíduos com afasia. Participaram da amostra 16 cuidadores familiares e 16 indivíduos com afasia. Foram avaliados, pré e pós intervenção, o repertório de habilidades sociais, nível de qualidade de vida do cuidador e do familiar assistido, e o grau de dependência deste. O programa foi desenvolvido em 14 sessões, com duração de 1 hora e 30 minutos cada. Trabalhou-se temas relacionados ao AVC e a Afasia, e as habilidades sociais identificadas como em defasagem no pré-teste. Para a análise dos dados foi utilizado o método Wilcoxon (p= <0,05) na análise de diferença pré e pós intervenção, e na análise de relação entre as variáveis foi utilizado o método de Correlação de Spearman. A análise dos resultados evidenciou que todos os fatores da variável de habilidades sociais do cuidador (Expressividade Afetiva, Comunicação Assertiva e Busca por Formação/Informação) apresentaram melhora estatisticamente significativa, e em fatores específicos de qualidade de vida do cuidador e do indivíduo com afasia quando comparadas consigo mesmas, e ao correlacionar todas as variáveis, verificou-se que alguns fatores das habilidades sociais se relacionaram significantemente aos domínios de qualidade de vida do cuidador e do indivíduo com afasia, e no grau de dependência do mesmo analisando a variância do pré e pós treinamento de habilidades sociais. Conclui-se com este estudo que o THS para cuidadores familiares contribuiu positivamente na promoção do repertório de habilidades sociais, e isso repercutiu de forma favorável em sua qualidade de vida bem como na qualidade de vida do indivíduo com afasia e na diminuição do seu nível de dependência.
Título em inglês
Social skills training in caregivers of individuals with aphasia: effects on quality of life?
Palavras-chave em inglês
Aphasia
Caregiver
Quality of life
Social skills
Resumo em inglês
Stroke is well known for its transient or permanent conditions, and its multiple consequences, aphasia is one of the most recorded complications, presenting significant limitations in the daily life of the affected individual and in the family members responsible for care. Studies show the importance of the quality of social relationships for physical, psychological and social well-being, and show the high rate of caregiver burden. Even if care is available to someone you care about, it can be stressful and lead to a decrease in the perception of quality of life, and an increase in burden. There is a correlation between the quality of life of the caregiver and the assisted family member, and although the global impact on the quality of life in this population is recognized, the literature proves to be scarce with regard to the intervention methods. Thus, this research aimed to verify the effects of a social skills training program (HRT) in group for family caregivers and its impact on the quality of life of caregivers, as well as its impact on the quality of life of individuals with aphasia. The sample included 16 family caregivers and 16 individuals with aphasia. The repertoire of social skills, the level of quality of life of the caregiver and the assisted family member, and the degree of their dependence were assessed, pre and post intervention. The program was developed in 14 sessions, lasting 1 hour and 30 minutes each. Topics related to stroke and aphasia were worked on, and social skills identified as lagging in the pre-test. For data analysis, the Wilcoxon method (p = <0.05) was used in the analysis of difference before and after intervention, and in the analysis of the relationship between the variables, the Spearman correlation method was used. The analysis of the results showed that all the factors of the variable of social skills of the caregiver (Affective Expressiveness, Assertive Communication and Search for Training / Information) showed statistically significant improvement, and in specific factors of quality of life of the caregiver and the individual with aphasia when compared to themselves, and when correlating all the variables, it was found that some factors of social skills were significantly related to the domains of quality of life of the caregiver and the individual with aphasia, and the degree of dependence of the same analyzing the variance of the pre and post social skills training. It is concluded with this study that the HRT for family caregivers contributed positively in the promotion of the repertoire of social skills, and this had a favorable impact on their quality of life as well as on the quality of life of the individual with aphasia and in the decrease of their level of dependency.
 
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Data de Publicação
2021-11-25
 
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