• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.25.2020.tde-22102021-113934
Documento
Autor
Nome completo
Camilla Guarnieri
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2020
Orientador
Banca examinadora
Herrera, Simone Aparecida Lopes (Presidente)
Costa, Aline Roberta Aceituno da
Domiciano, Cassia Leticia Carrara
Lopes, Leonardo Wanderley
Título em português
Curso online para treinamento de fonoaudiólogos na intervenção em linguagem infantil
Palavras-chave em português
Educação
Ensino
Fonoaudiologia
Materiais de Ensino
Simulação de Pacientes
Resumo em português
A educação continuada de profissionais é amplamente discutida na literatura e uma das estratégias utilizadas são os cursos de extensão universitária (especialização, aprimoramento, difusão e atualização). Os cursos de atualização, nos quais este trabalho foi focado, objetivam aprimorar as habilidades do profissional e atualizá-lo sobre as novas descobertas científicas e tecnológicas. Dados referentes à educação continuada de Fonoaudiólogos mostram baixos percentuais de profissionais especializados (que continuam a se atualizar depois da graduação) e distribuição heterogênea desses profissionais pelas regiões do Brasil, trazendo indícios de que cursos de extensão universitária se concentram na região sudeste. Uma ferramenta descrita na literatura para minimizar as barreiras geográficas na educação é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual cursos podem ser oferecidos à distância com o suporte necessário para a construção do aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver, validar e aplicar um curso online para o treino de fonoaudiólogos em intervenção na Linguagem Infantil por meio de um AVA. Esta pesquisa foi divida em três estudos: 1) Entrevista Semiestruturada com Fonoaudiólogos (construção colaborativa do AVA); 2) Desenvolvimento do curso online que envolveu as etapas de planejamento (revisão da literatura, seleção e elaboração dos materiais teóricos), execução (Configuração do curso no Moodle (AVA) e aplicação em curso em fonoaudiólogos clínicos (n= 74); 3) Avaliação da eficácia do curso, em que foram analisados dados de satisfação dos alunos, evolução durante o curso e a melhora de retenção de conhecimentos teóricos comparando situações pré e pós curso. A análise dos dados se deu de forma independente para cada um dos estudos sendo: Estudo 1) análise de conteúdo temático-categorial (estudo qualitativo); 2) Descrição dos resultados e relato de experiência (pesquisa-ação); Estudo 3) análise estatística envolvendo o uso de medidas de tendência central, clusters, coeficiente de correlação de Spearman e Wilcoxon pareado (estudo quantitativo). Como resultado desta pesquisa, teve-se o desenvolvimento colaborativo do curso online, onde houve satisfação dos participantes e melhora nos aspectos mensurados.
Título em inglês
Online course to train speech-language pathologists in child language intervention
Palavras-chave em inglês
Education
Patient Simulation
Speech Language and Hearing Sciences
Teaching
Teaching Materials
Resumo em inglês
Lifelong learning for professionals has been widely debated in the literature, and one of the used strategies is professional development courses linked to a university (such as academic specialization, professional improvement course, diffusion of knowledge course, refresher course). Refresher courses which this research will focus on aim to improve professional abilities and update them regarding new scientific and technological findings. Related data for speech-language pathologists (SLPs) lifelong learning show low rates of specialized professionals who studying after their completing their undergraduate. A heterogeneous distribution of these professionals is also observed across Brazilian regions, indicating a concentration of professional development courses in the southeast region. A tool to minimize geographical barriers in education was described in the literature; this tool is the virtual learning environment (VLE), where courses can be offered at a distance with the necessary support for learning construction. The aim of this research is to develop, apply and assess an online course for training of SLPs in child language intervention. This research was divided into three studies: 1) a semi-structured interview with SLPs (online course collaborative construction); 2) online course development, which includes planning (literature review, selection and elaboration of theoretical materials), execution (online course configuration in Moodle (VLE) and application (in 74 SLPs); 3) Efficacy study, which some aspects as well as SLPs satisfaction and improvement in theoretical info withholding pre and post online course were carried out. Data analysis took place independently for each of the studies, being: Study 1) content analysis by themes and categories (qualitative study); 2) Description of results and experience report (action research); Study 3) statistical analysis involving the use of measures of central tendency, clusters, correlation coefficient of Spearman and paired Wilcoxon (quantitative study). As a result of this research, an online course was developed, with participants' satisfaction and improvements in the measured aspects.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CamillaGuarnieri.PDF (5.23 Mbytes)
Data de Publicação
2021-10-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.