• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2017.tde-22062017-214005
Documento
Autor
Nome completo
Vinicius José Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2016
Orientador
Banca examinadora
Blasca, Wanderléia Quinhoneiro (Presidente)
Maximino, Luciana Paula
Rodrigues, Sérgio Tosi
Título em português
Projeto Jovem Doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sono
Palavras-chave em português
Atividades físicas
Hábitos de alimentação saudável
Obesidade
Programa de educação em saúde
Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono
Resumo em português
A obesidade tornou-se um problema de saúde pública em todo o mundo, devido ao aumento significativo desta doença que é considerada crônica, complexa e multifatorial e responsável por muitos problemas cardiocirculatórios, locomotores, metabólicos e respiratórios, a exemplo da hipertensão arterial, a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), dentre outras. Estudos apontam para uma relação importante, onde crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade possuem uma maior chance de se tornarem adultos obesos. A presente pesquisa desenvolveu um Programa de Educação em Saúde (PES) com sete encontros a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do interior paulista, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis na prevenção da SAHOS e obesidade. O programa foi dividido em três etapas: desenvolvimento, realização e avaliação do PES. Na 1ª etapa, o pesquisador organizou a estrutura básica do programa e elaborou o material. Na 2ª etapa, aconteceram os encontros presenciais com os alunos com aplicação de questionários, avaliação antropométrica, acesso à Plataforma de Aprendizagem Moodle, atividades lúdicas e ação social. Na 3ª etapa, houve a avaliação do PES. Os resultados apontaram que o programa proporcionou aprendizagem significativa aos estudantes sobre os conteúdos desenvolvidos, uma vez que houve a compreensão dos alunos sobre os benefícios da prática de atividade física implementada no cotidiano, assim como a importância dos hábitos alimentares e comportamentais saudáveis para prevenção da Síndrome de Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) e obesidade e, por fim, realizou-se a multiplicação do conhecimento à comunidade escolar por meio da ação social tendo como consequência a promoção da saúde com a disseminação das informações aprendidas.
Título em inglês
Youth Doctor project on awareness of the practice of physical activities and healthy habits for the sleep apnea syndrome prevention
Palavras-chave em inglês
Health education program
Healthy eating habits
Obesity
Obstructive sleep apnea and hypopnea syndrome
Physical activity
Resumo em inglês
Obesity has become a public health issue throughout the world, due to the significant increasing of this disease, which is considered chronic, complex, multifactorial, and liable for many cardiocirculatory, locomotors, metabolic and breathing problems, such as high blood pressure, Obstructive Sleep Apnea and Hypopnea Syndrome (OSAHS), among others. Studies indicate to an important relation, where children and adolescents overweight or obesity, have a greater chance to become obese adults. The present research has developed a Health Education Program (HEP) with seven meetings to the Ninth grade students of the regular Elementary School II and first year of the High School at a public school in the State of São Paulo, in order to sensitizing them about the Importance to practicing physical activities and healthy habits to the prevention of OSAHS and obesity. The program has been divided into 3 stages: development, implementation and evaluation of HEP. In the first stage, the researcher arranged the basic structure of the program and prepared the material. In the second stage, there were face-to-face meetings with students with questionnaires, anthropometric evaluation, access to the Moodle Learning Platform, playful activities and social action. In the third step, there was the HEP evaluation. The results showed that the program provided meaningful learning for the students about the content developed, since there was the students' understanding about the benefits of physical activity practice implemented in daily life, as well as the importance of eating habits and healthy behavior for prevention of Obstructive Sleep Apnea and Hypopnea Syndrome (OSAHS) and obesity, and lastly, the multiplication of knowledge to the school community through social action resulting in health promotion with the information learned dissemination.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ViniciusJoseSilva.pdf (5.35 Mbytes)
Data de Publicação
2017-06-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.