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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2008.tde-22042009-094635
Documento
Autor
Nome completo
Tatiana Mendes de Melo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2008
Orientador
Banca examinadora
Alvarenga, Katia de Freitas (Presidente)
Anastasio, Adriana Ribeiro Tavares
Blasca, Wanderléia Quinhoneiro
 
Título em português
Educação a distância na capacitação de agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva infantil
Palavras-chave em português
capacitação
deficiência auditiva
saúde da família
videoconferência
Resumo em português
O objetivo do presente estudo foi avaliar a efetividade da capacitação dos agentes comunitários de saúde, por meio da videoconferência, na área de saúde auditiva infantil. Participaram da pesquisa 50 profissionais divididos aleatoriamente em dois grupos de acordo com a metodologia de ensino: 31 agentes comunitários de saúde participaram da capacitação de forma presencial e 19 por meio de videoconferência. A atividade ocorreu em um encontro de oito horas, por meio de aulas expositivas sobre o conteúdo ministrado e a utilização do material adaptado Primary ear and hearing care training resource basic, intermediate and advanced levels (WHO, 2006) proposto pela Organização Mundial da Saúde, de forma simultânea para ambos os grupos. A capacitação contemplou os temas: Audição e deficiência auditiva; Tipos, prevenção e causas da deficiência auditiva; Técnicas de identificação e diagnóstico da deficiência auditiva e Aspectos gerais da deficiência auditiva. A efetividade da capacitação por meio da videoconferência foi avaliada por meio de questionário pré e pós-capacitação aplicado aos agentes comunitários de saúde (WHO, 2006). Adicionalmente, outro questionário foi aplicado a fim de verificar a qualidade da capacitação e satisfação dos participantes. Os resultados demonstraram que ambos os grupos apresentaram diferença estatisticamente significante quando considerado o desempenho apresentado no instante pré e póscapacitação, de forma mais expressiva para o grupo que participou da capacitação de forma presencial, tanto na análise do escore total como quando considerado os temas abordados separadamente. A análise qualitativa da videoconferência como metodologia de ensino comparada a capacitação presencial, de acordo com a visão dos ACS foi muito semelhante, sendo considerada de fácil entendimento permitindo a interação com o ministrante. A videoconferência como metodologia de ensino é efetiva para a capacitação dos agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva, porém deve ser utilizada de forma complementar à capacitação realizada de forma presencial.
 
Título em inglês
Distance education in a training program for health care professionals in infantile hearing health Program
Palavras-chave em inglês
family health
hearing impairment
training
videoconference
Resumo em inglês
The present work aimed to verify the effectiveness of a training program for health care professionals, by videoconference, in infantile hearing health Program. The 50 professionals, divided randomly in two groups, constituted the sample: 31 health care professionals to face-to-face instruction and 19, by videoconference. The training was provided in eight hours, through classes and a textbook adapted from the material Primary ear and hearing care training resource basic, intermediate and advanced levels (WHO, 2006), by World Health Organization in both groups, simultaneously. The topics focused were as follows: normal and impaired hearing; types, prevention and causes of the hearing impairment; procedures to identify and diagnose the hearing impairment and global aspects of hearing impairment. To investigate the effectiveness of a training program, was conduced an application to the pre and post-questionnaire in the health care professionals (WHO, 2006). Another questionnaire was applied to evaluate the training quality and participants satisfaction. The results obtained showed, in both groups, an increase in the score in the post questionnaire, as compared to the one initially applied. However, the performance was more expressive in the group trained face-to-face, considering total and topics scores isolated. The quality evaluation of videoconference, compared by face-to-face instruction, in the opinion of health care professionals was similar, and was considered easy and interactive. This study allowed us to conclude that the videoconference, as learning tool, is effective for health care professionals training in infantile hearing Program, but must be utilized complementary a face-to-face instruction.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-04-23
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • MELO, Tatiana Mendes de, et al. Capacitação de agentes comunitários de saúde em saúde auditiva : efetividade da videoconferência [doi:10.1590/S0104-56872010000200012]. Pró-Fono Revista de Atualização Científica [online], 2010, vol. 22, n. 2, p. 139-144.

  • MELO, Tatiana Mendes de, et al. Opinião dos agentes comunitários de saúde sobre o uso da videoconferência na capacitação em saúde auditiva infantil [doi:10.1590/S1516-18462010005000134]. Revista CEFAC [online], 2011, vol. 13, n. 4, p. 692-697.

  • MELO, Tatiana Mendes de, and ALVARENGA, Kátia de Freitas. Capacitação de profissionais da saúde na área de saúde auditiva : revisão sistemática [doi:10.1590/S1516-80342009000200022]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia [online], 2009, vol. 14, n. 2, p. 280-286.

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