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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2023.tde-19052023-162018
Document
Auteur
Nom complet
Tatiane Sbrugnara
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Bauru, 2023
Directeur
Jury
Hage, Simone Rocha de Vasconcellos (Président)
Ávila, Clara Regina Brandão de
Berretin, Giédre
Carrilho, Ana Paola Nicolielo
Titre en portugais
Habilidades de compreensão leitora em crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem revisão sistemática
Mots-clés en portugais
Compreensão leitora
Leitura
Transtorno específico de linguagem
Resumé en portugais
Introdução: o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) pode ser definido pela presença de dificuldades persistentes na compreensão e/ou expressão da linguagem com início no período do desenvolvimento, resultando em limitações na comunicação, participação social, sucesso profissional e acadêmico em suas diversas modalidades. Essas dificuldades não podem ser explicadas por transtorno Intelectual, atraso global do desenvolvimento, alterações sensoriais, disfunção motora ou outra condição biomédica. Crianças com TDL têm risco significativo para ter problemas de leitura em algum momento da evolução escolar, e embora haja uma discussão de longa data sobre as dificuldades de leitura em crianças com TDL, não há uma revisão recente que reúna informações precisas acerca do desenvolvimento de leitura nesta população. Objetivo: examinar evidências científicas disponíveis acerca das dificuldades de leitura em crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem. Método: para atender ao objetivo proposto, empregou-se o método de revisão sistemática obedecendo ao checklist PRISMA-P. A pesquisa foi realizada por pesquisadores independentes nas principais bases de dados e na literatura cinzenta cruzando descritores padronizados indicados para Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem e compreensão leitora. Em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa geral, em seguida, os artigos pertencentes aos critérios de seleção descritos em formulário prévio padronizado, foram selecionados através do título e resumo. Em caso de desacordo, os dois pesquisadores resolveram por meio de discussão e consenso quais estudos seriam exportados para o gerenciador de referências. Resultados: a pesquisa conduziu a um número final de 5914, sendo que 3521 artigos pertenciam às principais bases de dados e 2393 correspondiam à literatura cinzenta. No que se refere às principais bases de dados foram selecionados por dois pesquisadores independentes, 42 artigos da base Pubmed, 20 da base de dados Web of Science, 35 da base Scopus, 47 da base Embase, 25 da base PsycInfo (APA), 74 da base ERIC, 2 da base Scielo e 04 da base Lilacs. Já na literatura cinzenta foram selecionados 02 artigos da base PROQUEST. Os artigos foram exportados para o gerenciador de referências ENDNOTE, e após remoção das publicadas e leitura integral dos textos foram considerados elegíveis 12 trabalhos, os quais, passaram para análise qualitativa através do instrumento New Castle Otawwa e método grade indicando confiabilidade moderada. Conclusão: os artigos revisados apontaram que o grupo de crianças com TDL tiveram pior desempenho em provas de compreensão leitora quando comparado com o de crianças com desenvolvimento típico, mas quando se considera o desempenho individual delas, muitas não apresentam problemas de leitura, assim, crianças com TDL configuram risco para dificuldades leitoras, portanto a identificação precoce dessas crianças e a aplicação de intervenções que incluam programas de estimulação de habilidades linguísticas fonológicas e não fonológicas, como vocabulário, sintaxe e discurso, podem reduzir as consequências a longo prazo dos problemas de leitura.
Titre en anglais
Reading comprehension skills in children with developmental language disorder-systematic review
Mots-clés en anglais
Reading
Reading comprehension
Specific language impairment
Resumé en anglais
Introduction: Specific Language Impairment (SLI) can be defined by the presence of persistent difficulties in understanding and/or expressing language, starting in the developmental period, resulting in limitations in communication, social participation, professional and academic success in its various forms and modalities. These difficulties cannot be explained by Intellectual Disorder, global developmental delay, sensory changes, motor dysfunction or other biomedical condition. Children with SLI are at significant risk for having reading problems at some point in their school life, and although there has been a longstanding discussion about reading difficulties in children with SLI, there is no recent review that gathers accurate information about reading development. In this population. Objective: to examine available scientific evidence about reading difficulties in children with Specific Language Impairment. Method: to meet the proposed objective, the systematic review method was used, following the PRISMA-P checklist. The search was carried out by independent researchers in the main databases and in the gray literature crossing standardized descriptors indicated for Developmental Language Disorder and reading comprehension. At first, a general search was carried out, then, the articles belonging to the selection criteria described in a previous standardized form were selected through title and abstract. In case of disagreement, the two researchers resolved through discussion and consensus which studies would be exported to the reference manager. Results: the search led to a final number of 5914, with 3521 articles belonging to the main databases and 2393 corresponding to the gray literature. With regard to the main databases, 42 articles were selected by two independent researchers from the Pubmed database, 20 from the Web of Science database, 35 from the Scopus database, 47 from the 'Embase' database, 25 from the PsycInfo database (APA), 74 from the ERIC base, 2 from the Scielo base and 04 from the Lilacs base. In the gray literature, 02 articles from the PROQUEST database were selected. The articles were exported to the ENDNOTE reference manager, and after removing the published ones and reading the texts in full, 12 works were considered eligible, which were submitted to qualitative analysis using Reading comprehension skills in children with developmental language disorder - the New Castle Otawwa instrument and the grid method, indicating moderate reliability. Conclusion: the reviewed articles pointed out that the group of children with SLI had worse performance in reading comprehension tests when compared to children with typical development, but when considering their individual performance, many do not have reading problems, thus, children with TDL constitute a risk for reading difficulties, therefore, the early identification of these children and the application of interventions that include programs to stimulate phonological and non-phonological linguistic skills, such as vocabulary, syntax and speech, can reduce the long-term consequences of reading problems.
 
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Date de Libération
2025-02-23
Date de Publication
2023-05-22
 
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