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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.25.2023.tde-19052023-102557
Documento
Autor
Nombre completo
Marília Cancian Bertozzo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2023
Director
Tribunal
Blasca, Wanderléia Quinhoneiro (Presidente)
Lacerda, Adriana Bender Moreira de
Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia
Oliveira, Valdéia Vieira de
Título en portugués
Influência do uso do AASI na demanda de esforço auditivo em idosos: revisão sistemática
Palabras clave en portugués
Auxiliares de audição
Envelhecimento
Esforço de escuta
Idoso
Perda auditiva
Resumen en portugués
Introdução: No processo da comunicação estão envolvidos fatores perceptivos e cognitivos. Na prática clínica, um aspecto importante a se considerar é o esforço auditivo, que se refere à atenção e aos recursos cognitivos necessários para compreender a fala, principalmente para indivíduos idosos quando é necessário processar a fala em ambientes ruidosos. Uma alternativa para suprir o prejuízo de audibilidade ocasionada pela perda auditiva é a adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Na literatura, são escassas pesquisas que visam analisar, especificamente, a demanda de esforço auditivo em indivíduos idosos e a influência do uso do AASI, considerando as necessidades e características particulares do idoso. Objetivo: Desenvolver uma revisão sistemática da literatura sobre o efeito do uso do AASI na demanda de esforço auditivo em indivíduos idosos com perda auditiva. Métodos: Para o levantamento bibliográfico foram consultadas as seguintes bases de dados: Cochrane Library, Embase, LILACS, PubMed, Web of Science, Scopus, Google Scholar, OpenGrey e ProQuest, além de busca complementar nas referências dos estudos incluídos. A questão clínica norteadora foi elaborada de acordo com o desenho Population, Intervention, Comparison e Outcomes e foram desenvolvidas estratégias de buscas adaptadas. Os dados dos estudos considerados elegíveis foram agrupados para análise meta-analítica, além da avaliação da qualidade da evidência por meio do sistema Grading of Recomendations Assessment, Developing and Evaluation. Resultados: Foram identificados 672 registros, sendo que 659 foram descartados após triagem dos títulos e resumos e 13 considerados na íntegra para avaliação da elegibilidade. Destes, três estudos foram incluídos na presente revisão, sendo dois deles adequados para meta-análise. Foram incluídos estudos de intervenção transversais, não-randomizados, realizados em indivíduos idosos com perda auditiva e usuários de AASI, publicados na língua inglesa, entre os anos de 2019 e 2022. Nenhum dos estudos foi classificado com alto risco de viés. De acordo com o protocolo GRADE, a classificação para a qualidade da evidência foi muito baixa. Os resultados da meta-análise evidenciaram diferença estatisticamente significante entre o grupo de intervenção (com AASI) e o controle (sem AASI). Conclusão: Os achados desta revisão sistemática indicam que fazer uso do AASI resulta em menor demanda de esforço auditivo, se comparado à não utilização do dispositivo, em indivíduos idosos com perda auditiva. Todavia, destaca-se a importância da elaboração de pesquisas com maior padronização metodológica das medidas de avaliação do esforço auditivo, de forma a viabilizar o agrupamento de dados para análises futuras.
Título en inglés
Effect of hearing aid amplification on listening effort in age-related hearing loss: a systematic review
Palabras clave en inglés
Aged
Aging
Hearing aids.
Hearing loss
Listening effort
Resumen en inglés
Introduction: Communication process involves perceptual and cognitive factors. In clinical practice, an important aspect to consider is listening effort, which refers to the attention and cognitive resources needed to understand speech, especially for older adults when it is necessary to process speech in noisy environments. An alternative to overcome the audibility damage caused by hearing loss is the adaptation of hearing aids. There are few studies in literature that aim to analyze, specifically, the demand for listening effort in older adults and the influence of hearing aid amplification, considering the elderlys particular needs and characteristics. Objective: To develop a systematic review of the literature on the effect of hearing aid amplification on the demand for listening effort in older adults with hearing loss. Methods: For the bibliographic survey, the following databases were consulted: Cochrane Library, Embase, LILACS, PubMed, Web of Science, Scopus, Google Scholar, OpenGrey and ProQuest, in addition to a complementary search in the references of included studies. The guiding clinical question was elaborated according to the Population, Intervention, Comparison and Outcomes design and adapted search strategies were developed. Data from studies considered eligible were pooled for meta-analytical analysis, in addition to assessing the quality of the evidence using the Grading of Recommendations Assessment, Developing and Evaluation system. Results: A total of 672 records were identified, 659 of which were discarded after screening titles and abstracts and 13 were considered in full for eligibility assessment. Three final studies were included in the present review, two of which were suitable for meta-analysis. Cross-sectional, non-randomized intervention studies carried out in older adults with hearing loss and hearing aid users, published in English, between the years 2019 and 2022, were included. None of the studies were classified as having a high risk of bias. According to GRADE protocol, the rating for the quality of evidence was very low. Results of meta-analysis showed a statistically significant difference between the intervention group (with hearing aids) and the control group (without hearing aids). Conclusion: The findings of this systematic review indicate that using hearing aids results in less demand for listening effort, compared to not using the device, in older adults with hearing loss. However, the importance of developing research with greater methodological standardization for measures of listening effort assessment is highlighted, in order to enable the grouping of data for future analysis.
 
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Fecha de Publicación
2023-05-22
 
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