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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2022.tde-18112022-183946
Documento
Autor
Nome completo
Maria Laura Golfiere Moura
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2022
Orientador
Banca examinadora
Ferrari, Deborah Viviane (Presidente)
Abramides, Dagma Venturini Marques
Bucuvic, Érika Cristina
Speri, Maria Raquel Basilio
Título em português
Níveis de empatia de estudantes de graduação em Fonoaudiologia
Palavras-chave em português
Audiologia
Distúrbios da comunicação
Empatia
Estudantes
Fonoaudiologia
Resumo em português
A capacidade de empatia é considerada um dos pilares para o relacionamento profissional-paciente bem sucedido e impacta positivamente os resultados do cuidado em saúde. O presente estudo teve como objetivos: (1) Identificar o estado da arte do conhecimento a respeito dos níveis de empatia em estudantes de Fonoaudiologia e (2) caracterizar os níveis de empatia dos discentes de Graduação em Fonoaudiologia no Brasil. O desenvolvimento do trabalho foi realizado no formato de dois estudos. Estudo 1: Para responder ao objetivo 1 realizou-se uma revisão de escopo seguindo as diretrizes do PRISMA-ScR. A busca foi realizada em cinco bases de dados por estudos empíricos, publicados em inglês, espanhol ou português, que contivessem informações quantitativas dos níveis de empatia de estudantes de graduação na área de Fonoaudiologia, mensurada com algum instrumento validado. Os dados foram extraídos em uma tabela específica e a análise descritiva foi realizada. Um total de 9 publicações foram analisadas e sintetizadas. A maioria dos estudos foram transversais e descritivos, publicados após 2017. O número de estudantes de fonoaudiologia variou de 25 a 250, sendo a maioria do sexo feminino. A Escala Jefferson de Empatia para estudantes da área da saúde (JSE-HPS) foi o instrumento predominante para mensurar a empatia, sendo reportados entre os estudos valores médios variando de aproximadamente 100 a 114 pontos. A influência do gênero no nível de empatia foi analisada em dois estudos e apenas um deles observou pontuações mais altas para mulheres. Um estudo reportou variação da empatia ao longo dos anos de estudo. Concluiu-se que o assunto na área de Fonoaudiologia é recente, sendo necessárias outras pesquisas para compreensão da influência de variáveis demográficas e do desenvolvimento da empatia ao longo da formação profissional. Estudo 2: Para responder ao objetivo 2 foi realizado um estudo de caracterização dos níveis de empatia de estudantes de Fonoaudiologia do Brasil. Participaram 127 indivíduos (média da idade=23,11± 6,42; 92,3% do sexo feminino; 57,48% da região Sudeste), que foram divididos em grupos pré-clínico (1o e 2o ano) e clínico (3o e 4o ano). A Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI) e a Escala Jefferson de Empatia para estudantes da área da saúde (JSE-HPS) foram administradas online. Os valores de empatia mensurados pela EMRI foram iguais a 100,88±11,88(total), 30,25±3,77(Consideração Empática), 25,62±5,6 (Fantasia), 19,46±4,87 (Angústia Pessoal), 25,54±3,11(Tomada de perspectiva). Para a JSE-HPS os valores foram 117,55±8,1(total), 60,26±4,3 (Compaixão), 9,8±2,8(Tomada de Perspectiva) e 47,3±4,3(Capacidade de se colocar no lugar do paciente). A diferença entre os grupos clínico e pré-clínico foi significativa (p<0,05) apenas para a pontuação da EMRI, nas subescalas Tomada de Perspectiva e Consideração Empática. O modelo de regressão indicou que a pontuação total da EMRI foi preditor da pontuação da JSE-HPS ( =0,205, p<0,01). Concluiu-se que, de modo geral, os estudantes mostraram níveis altos de empatia disposicional e também uma tendência empática para o contexto do cuidado ao paciente. São necessários estudos de validação da EMRI e JSE-HPS na população de estudantes de Fonoaudiologia brasileiros e também compreender se estes níveis de empatia autorrelatadas correspondem a um comportamento empático na prática clínica.
Título em inglês
Empathy levels of Speech-Language Pathology and Audiology (SLPA) students
Palavras-chave em inglês
Audiology
Communication Disorders
Empathy
Speech-language pathology
Students
Resumo em inglês
The ability to empathize is considered one of the principles for a successful professional-patient relationship and positively impacts health care outcomes. The present study aimed to: (1) Identify the state of the art of knowledge regarding the levels of empathy in Speech-Language Pathology and Audiology (SLPA) students and (2) characterize the levels of empathy of undergraduate SLPA students in Brazil. This work was developed by means of two studies. Study 1: To respond to objective 1, a scoping review was carried out following the PRISMA-ScR guidelines. The search was carried out in five databases for empirical studies, published in English, Spanish or Portuguese, which contained quantitative information on the empathy levels of undergraduate students in the field of SLPA, measured with a validated instrument. Data were extracted into a specific table and descriptive analysis was performed. A total of 9 publications were analyzed and synthesized. Most of the studies were cross-sectional and descriptive, published after 2017. The number of speech therapy students ranged from 25 to 250, the majority being female. The Jefferson Empathy Scale for Health Care Students (JSE-HPS) was the predominant instrument to measure empathy, with mean values ranging from approximately 100 to 114 points being reported among the studies. The influence of gender on the level of empathy was analyzed in two studies and only one of them observed higher scores for women. One study reported variation in empathy across years of study. It was concluded that the subject in the field of Speech-Language Pathology and Audiology is recent, requiring further research to understand the influence of demographic variables and the development of empathy throughout professional training. Study 2: In order to respond to objective 2, a survey was carried out to characterize the levels of empathy in SLPA students in Brazil. Participated in this study 127 individuals (mean age=23.11± 6.42; 92.3% female; 57.48% from the Southeast region), divided into pre-clinical (1st and 2nd year) and clinical (3rd and 4th year) groups. The Brazilian version of the Interpersonal Reactivity Index (IRI) and the JSE-HPS were administered online. The empathy values measured by IRI were equal to 100.88±11.88 (total), 30.25±3.77 (Empathic concern), 25.62±5.6 (Fantasy), 19.46±4, 87 (Personal distress), 25.54±3.11 (Perspective taking). For the JSE-HPS the values were 117.55±8.1(total), 60.26±4.3 (Compassion), 9.8±2.8(Perspective Taking) and 47.3±4.3 (Ability to put oneself in the patient's shoes). The difference between the clinical and pre-clinical groups was significant (p<0.05) only for the IRI score in the Perspective Taking and Empathic Concern subscales. The regression model indicated that the total IRI score was a predictor of the JSE-HPS score ( =0.205, p<0.01). It was concluded that, in general, the students showed high levels of dispositional empathy and also an empathic tendency towards the patient care context. Further research is needed to validate the IRI and JSE-HPS in the SLPA population and also to understand whether these self-reported levels of empathy correspond to empathic behavior in clinical practice.
 
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Data de Liberação
2024-09-08
Data de Publicação
2022-11-22
 
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